Redes sociais da Ufal alcançam mais de dois milhões de pessoas

Estratégias da Universidade resultaram em números expressivos em seis meses

26/03/2015 19h13 - Atualizado em 27/03/2015 às 09h31
Estudante faz elogio à comunicação da Universidade

Jônatas Medeiros – estudante de Relações Públicas

Em meados de setembro de 2014, a Universidade Federal de Alagoas oficializou suas redes sociais, ao lançar sua página no Facebook que, em seis meses de interação, suas publicações alcançaram mais de 2 milhões de pessoas e ultrapassaram 4 milhões de visualizações. No Twitter, a conta existia desde 2009, mas só ano passado começou a ser movimentada e superou em mais de 200% seus seguidores em um semestre. A Ufal também está com perfil no Instagram, com mais de 1.400 seguidores e no Flickr, onde possui uma galeria de fotos profissionais dos campi.

Além de difundir informações relevantes das ações realizadas pela Universidade, as redes sociais têm como principal tarefa aproximar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral da instituição. Com a divulgação de notícias do meio acadêmico, abertura de vagas para mestrado, campanhas de boas-vindas aos calouros, além de sensibilização sobre o uso consciente de água e energia, os conteúdos compartilhados alcançam números impressionantes, chegando muitas vezes a ultrapassar a quantidade de seguidores.

Estratégias alcançam números expressivos

A Ufal utiliza estratégias específicas em cada rede para atingir melhores resultados. No Facebook e no Twitter, que são informativos e, também, promovem interação entre os internautas, os números chegam a mais de 11 mil curtidas e 33,3 mil seguidores, respectivamente. A ideia de usar essas duas ferramentas de comunicação é ampliar a inserção da Ufal e o diálogo com seus diversos públicos.

Queremos que cada vez mais a Universidade apresente os dados do que está sendo produzido e realizado em prol do desenvolvimento do Estado de Alagoas. Com isso, estamos dando o retorno à população sobre os investimentos feitos na instituição”, comemorou Simoneide Araújo, coordenadora da Assessoria de Comunicação, setor responsável por administrar os perfis oficiais da Ufal.

Curtimos muito ter vocês aqui!

Além dos altos números conquistados, Simoneide destaca a boa repercussão das redes sociais. “Isso nos mostra que estamos no caminho certo para melhor interagir com nossos seguidores; e só estamos conseguindo esses resultados porque contamos com a participação de todos. Buscamos responder, o mais breve possível, todas as demandas nas redes, sejam comentários em publicações ou tweets e, até mesmo, mensagens diretas (inbox) na página”, salientou.

No Instagram, por exemplo, os usuários são convidados a publicar fotos e marcá-las com a hashtag #SouUfal. Neste caso, o objetivo é reconhecer quem realmente faz parte da Universidade. “A campanha busca gerar uma identidade entre os usuários das redes sociais, fazendo com que alunos e servidores se sintam parte de um todo. E, ao mesmo tempo, reforçar que nós somos a Ufal”, afirmou Janaina Alves, relações públicas da instituição.

Um exemplo desse sentimento foi a campanha de aniversário da Universidade, comemorado em janeiro deste ano. Além de vídeos de servidores dando os parabéns à Ufal, apenas a publicação dos 54 anos obteve um alcance de quase 18 mil pessoas no Facebook. Confira abaixo algumas fotos que mostram a interação entre a Universidade e os seus seguidores.