Ufal promove edição do Startup Weekend Change Makers em Santana do Ipanema

Evento internacional de empreendedorismo incentiva comunidades a desenvolverem planos de negócios

24/03/2015 16h18 - Atualizado em 25/03/2015 às 09h40

Eduardo Lira – estudante de Relações Públicas

Entre os dias 27 e 29 de março, Santana do Ipanema será uma das 16 cidades ao redor do mundo a receber o Startup Weekend Change Makers. O evento de incentivo ao desenvolvimento de ideias que envolvam tecnologia será realizado na Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas e está sendo apoiado no Estado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do professor Hérmani Magalhães, do Campus do Sertão, Unidade de Santana do Ipanema, e assessor de Educação Empreendedora.

Com o intuito de trazer soluções que transformem a realidade socioeconômica dessas comunidades, o evento contará com mais de 140 pessoas, entre participantes das áreas de negócios, programação e design, além de moradores da própria comunidade. Todos trabalharão em conjunto formando equipes de ideias. “O objetivo dessa ação é começar a movimentar a comunidade, para que eles mesmos comecem a encontrar e desenvolver soluções para a região com o auxílio de todos”, disse Leonardo Freire, facilitador desta edição.

Os participantes serão convocados a colocar a mão na massa durante três dias, quando serão encorajados a desenvolver planos de negócios e apresentá-los a uma banca julgadora. Diversas empresas já nasceram em eventos como esse, entre elas, a já global EasyTaxi, criada na primeira edição do evento, realizada no Rio de Janeiro.

Além do apoio dado pela Ufal, o Startup Weekend Change Makers conta com a parceria do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), ONG de inclusão digital presente em 13 países, Google, Amazon e Instituições como Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Sebrae/AL, Aliança Empreendedora-PR, Visão Mundial, Neurônio Ativação de Negócios e Causas-SP, Associação Comercial de Santana do Ipanema, Valedourado, Instituto Ação-AL, Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, CJE/CONAJE e ID5 Soluções Web.