Pesquisa investiga aprendizagem das crianças na cultura digital

Tese de doutorado permite reflexão sobre uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pelas crianças

25/03/2015 16h00 - Atualizado em 25/03/2015 às 16h04
Fernando Pimentel e sua orientadora, Cleide Jane

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo e Cátia Pimentel – especial para Cied

O uso das chamadas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como estratégias de aprendizagem no contexto escolar e extraescola é tema de pesquisa desenvolvida, nos últimos anos, pelo professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fernando Pimentel. O resultado transformou-se na sua tese de doutorado, intitulada A Aprendizagem das Crianças na Cultura Digital, defendida na última semana no Centro de Educação (Cedu).

A pesquisa foi orientada pela professora Cleide Jane Araújo, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e participaram da banca examinadora os docentes Luis Paulo Mercado; Deise Juliana Francisco; Fábio Paraguaçu da Costa (IC) e Maria Neide Sobral (UFS). Para Fernando, o doutorado contribui para o avanço da Educação a Distância (EaD) na Ufal, uma vez que aumenta a disposição e o interesse em pesquisas na área do uso das TIC na educação.

Os resultados da pesquisa trazem contribuições para repensar tanto a formação dos professores, como a metodologia do uso das TIC em processos de ensino e aprendizagem. Além disso, o doutorado me proporcionou avanço como pesquisador e também a possibilidade de aprofundar na área e realizar uma pesquisa considerada pela banca como significativa e relevante para a ciência”, ressaltou Pimentel, que também é vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied).

Para a professora Cleide Jane Araújo, o trabalho de pesquisa desenvolvido por Fernando Pimentel é relevante, possui base teórica e metodológica consistente que permite uma reflexão a respeito da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pelas crianças que já estão inseridas na cultura digital, observando criteriosamente como as tecnologias são utilizadas no contexto escolar e fora dele.

O estudo apontou dois aspectos importantes: o primeiro leva em consideração a utilização das TDIC pelas crianças de forma espontânea e como estratégia de aprendizagem; o segundo, as TDIC ainda não possui um lugar no contexto escolar que permita sua inserção no processo de aprendizagem por meio de práticas pedagógicas efetivas”, disse a orientadora.

Importância do trabalho

A pesquisa na área das Tecnologias de Informação e Comunicação começou desde a criação do PPGE. Antes essa linha de pesquisa era vinculada a de Formação de Professores. Com a ampliação do número de docentes na área, se transformou em linha própria e hoje conta com mais de 80 dissertações defendidas e mais de 15 teses de doutorado em produção.

Mas, o professor Luis Paulo Mercado destacou a importância da defesa da tese de Fernando Pimentel, por esta ser a primeira da linha de pesquisa em TIC do PPGE. “Isso mostra a importância da temática das tecnologias na formação no ensino superior na Ufal”, pontuou Luis Paulo, que vislumbra a possibilidade de se pensar num curso de doutorado na Ufal na área de TIC na Educação tendo em vista a ampliação do quadro de doutores na área.