Orquestra Sinfônica da Ufal abre 5ª temporada de concertos

Projeto Quinta Sinfônica retoma atividades em 26 de março, às 20h, no Teatro Deodoro

20/03/2015 15h02 - Atualizado em 20/03/2015 às 20h17
Orquestra Sinfônica da Ufal abre 5ª temporada de concertos

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas realiza, neste ano, a 5ª temporada de concertos do projeto Quinta Sinfônica. O primeiro espetáculo de 2015 será realizado no dia 26 de março, às 20h, no Teatro Deodoro e conta com repertório variado, dentre obras de cunho regional e latino-americanas dos séculos 20 e 21.

Dividido em duas partes, o concerto tem início com a direção do maestro e compositor Joselho Rocha, com Mestre Vitalino – pequena suíte para cordas, obra com quatro movimentos, composta pelo brasileiro Carlos Cruz. Em seguida, o maestro regerá duas composições próprias, O Chocalho e o Aboio e Que sacolejo, hein?

Na segunda parte do concerto, sob a regência do maestro Fellipe Rodrigues, será executada a Suíte Alagoana, obra do compositor José Luann Veiga, com quatro movimentos que retratam as manifestações culturais alagoanas. Em seguida, a orquestra apresentará a obra popular latino-americana Danzón nº 2, do compositor mexicano Arturo Márquez.

Para Nilton Souza, maestro da Orquestra há 13 anos, chegar à 5ª temporada do Quinta Sinfônica representa o reconhecimento do trabalho e dedicação de uma equipe de 65 pessoas, entre músicos e técnicos. "Tudo foi avançando aos poucos. No começo, não tínhamos a casa cheia, ao contrário de hoje, quando conseguimos lotar o teatro em vários concertos. Graças ao incentivo da Ufal e aos nossos parceiros, consolidamos o evento e conquistamos uma plateia cativa", disse.

Sobre o projeto

O projeto Quinta Sinfônica é promovido pela Ufal, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), numa parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) e Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal). O público pode retirar os ingressos na bilheteria do Teatro Deodoro a partir das 14h do dia do concerto.

Criada em 2011 como um projeto de extensão da Universidade, a iniciativa de apreciação da música clássica consolidou-se na programação cultural de Maceió. Realizada gratuitamente na última quinta-feira do mês, a iniciativa promove espetáculos que mesclam composições eruditas e regionais com o objetivo de aproximar o público à música de concerto.

O quê: Quinta Sinfônica
Quando: 26 de março