Lançamento do Ciseco e Edufal já está disponível na editora

“A rua no século 21: materialidade urbana e virtualidade cibernética” conta com 16 artigos de conferencistas do Pentálogo IV

02/03/2015 11h46 - Atualizado em 02/03/2015 às 20h28

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

O livro “A rua no século 21: materialidade urbana e virtualidade cibernética” é uma coletânea de artigos dos conferencistas do Pentálogo IV, realizado em 2013, em Japaratinga/AL. Lançamento do Ciseco – Centro Internacional de Semiótica e Comunicação em conjunto com a Edufal, a obra carrega textos de pesquisadores de seis países falam da rua como um espaço semiótico e objeto permanente de representações.

Os debates incluem as recentes discussões sobre as manifestações que aconteceram no Brasil pouco antes do Pentálogo, e que serviram para entender a rua não só como um espaço, mas principalmente como um lugar de significação. É nela que observa-se o surgimento de novos fenômenos, “de forte revalorização da rua como lugar de concentração do protesto social, e onde as estratégias de ocupação dos espaços urbanos estão administradas a partir do ciberespaço das redes sociais”.
Durante os capítulos, o leitor é convidado a se questionar sobre qual o sentido da rua, as artes, objetos e cenários que marcam as paisagens das ruas e os usos sociais da mesma. Segundo o livro, a rua é considerada como fluxo, “sendo feita de potencialidades que se deixam ocupar pelos transeuntes”.

Entre os autores do livro estão Adriana Braga, Adriano Duarte Rodrigues, Antonio Fausto Neto, Antonio Carlos Fausto da Silva Júnior, Bruno Cavalcanti, Armando Silva, Dilermando Gadelha de Vasconcelos Neto, Fabrício Lopes da Silveira, Georges Amar, Guillermo Tella, Laura Guimarães Corrêa, Lucrécia D’Alessio Ferrara, Mario Carlón, Martín M. Muñoz, Muniz Sodré, Oscar Traversa, Pedro Russi, Regina Lúcia Alves de Lima e Robert K. Logan.

Ficha técnica:
Título: A rua no século XXI: materialidade urbana e virtualidade cibernética
Autores: Paulo César Castro, Antonio Fausto Neto, Antonio Heberlê, Eliseo Verón, Laura Guimarães Corrêa e Pedro Russi (orgs.)
Editora: Edufal
Páginas: 265
ISBN: 9788571778511
Ano: 2014