HU promove capacitação para uniformizar dados sobre recém-nascidos

Núcleo Hospitalar de Epidemiologia treinou funcionários da maternidade para preencher a Declaração de Nascido Vivo

19/03/2015 11h20
Capacitação para evitar desconformidades na DNV

Capacitação para evitar desconformidades na DNV

Tâmara Albuquerque – Ascom HU

O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital Universitário intensifica, junto aos funcionários da instituição, as orientações para evitar desconformidades no preenchimento da Declaração de Nascido Vivo (DNV). O documento é emitido pelos hospitais após o parto, segundo determina a Lei 12.662/12, sendo imprescindível para a realização do registro de nascimento no cartório de Registro Civil, além de se configurar como primeira garantia da criança às políticas públicas.

Na última quinta-feira (12) a coordenadora do NHE, Raquel dos Anjos Silva Guimarães, promoveu treinamento com funcionários de setores da maternidade com objetivo de, além de conscientizar sobre a importância do documento, garantir seu correto preenchimento. Segundo a médica, as informações contidas na DNV servem de base para o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), que fornece indicadores de saúde ao Ministério da Saúde e pode direcionar as prioridades de intervenção relacionadas às mães e aos bebês.

O treinamento serviu para esclarecer dúvidas sobre a DNV e as informações obrigatórias que devem estar contidas no documento, como dia, mês, ano, hora, local e cidade de nascimento do bebê; sexo; peso do RN; informação sobre gestação múltipla, quando for o caso; nome, naturalidade, profissão, endereço de residência da mãe e a idade dela no momento do parto, além do nome do pai, entre outras. Raquel Guimarães enfatiza que ao compreender a importância do documento para o sistema de saúde e garantia da cidadania, os profissionais se comprometerão ainda mais para seu preenchimento correto e em tempo hábil.