HU inaugura em abril serviço de referência para doenças reumatológicas

Serão atendidos pacientes de todo o Estado encaminhados por qualquer especialidade médica e que possam ter doença autoimune

27/03/2015 16h54
O médico Thiago Fragoso coordena novo serviço, que será disponibilizado em abril

Tâmara Albuquerque – Ascom HU

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai colocar em funcionamento mais um serviço referenciado para usuários do SUS em Alagoas. O superintendente da unidade, Paulo Teixeira, anuncia para abril a inauguração do setor de Reumatologia, que, além do atendimento ambulatorial geral e específico, terá ações nas áreas de ensino e pesquisa. A Unidade de Reumatologia foi viabilizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio da contratação de profissionais especializados na área.

Segundo o coordenador do novo serviço, o médico Thiago Sotero Fragoso, a unidade preencherá uma grande lacuna na rede pública de saúde no Estado, que não possui nenhum serviço de referência para tratamento de pacientes com doenças autoimunes, como o lúpus. “Atualmente, apenas o Hospital Universitário dá esse suporte. Essa falha gera um alto índice de subdiagnóstico das doenças autoimunes e o diagnóstico tardio dessas enfermidades, que compromete a resolutividade do tratamento”, esclareceu.

As estatísticas revelam um percentual entre 1,5% a 2% da população com algum tipo de doença autoimune reumatológica. Isso significa cerca de 60 mil pessoas em Alagoas portadoras dessas patologias. Entretanto, o Estado não possui sequer cinco mil diagnósticos formados. “Nós temos no Estado mais de 50 mil pacientes sem diagnósticos. Obviamente que a gente não vai conseguir diagnosticar todos os casos, mas o serviço será um passo inicial para melhorar a calamidade que existe hoje”, comentou.

A Unidade de Reumatologia do HU vai atender pacientes de todo o Estado encaminhados por qualquer especialidade médica e que possam ter doença autoimune, além de outras patologias nessa especialidade médica. Também contará com um Centro de Infusão para uso de medicações de alto custo, distribuídas a esses pacientes pela Farmex.

Nesse Centro, segundo explica Thiago Fragoso, serão realizadas as pulsoterapias, procedimento que consiste na infusão de altas doses de algumas drogas, principalmente para o paciente com lúpus. “Atualmente o hospital só faz esse procedimento com o paciente internado, quando poderia ser realizado no ambulatório”, disse.

O Centro de Infusão terá cinco poltronas para os pacientes que vão tomar a medicação. “Quando você interna um paciente, o procedimento leva mais ou menos cinco dias para ser realizado. Com o Centro vamos poupar leitos”, garantiu.

Thiago Fragoso informa que a Unidade de Reumatologia contará com o trabalho de uma fisiatra, um reumatologista pediátrico e reumatologistas generalistas para atender todas as patologias contempladas pela reumatologia. Além disse, terá os ambulatórios específicos para geriatria, o ambulatório para lúpus e outro para artropatias inflamatórias. Nas áreas de ensino e pesquisa, a Unidade terá espaço exclusivo para estudantes de graduação em diversas etapas de formação; estágios e programa de residência médica, este último programado para 2016. Em relação à pesquisa, será criado o Núcleo de Pesquisas em Doenças Autoimunes, que funcionará com sala própria para que profissionais estudem melhor essas doenças.