Hospital Universitário moderniza estrutura da Anatomia Patológica

Setor terá equipamento para exames de imuno-histoquímica, considerados como avanço no diagnóstico de doenças inflamatórias e neoplasias

30/03/2015 16h52
Profissionais da Anatomia Patológica mostram equipamentos adquiridos para garantir mais qualidade e agilidade ao setor

Tâmara Albuquerque – Ascom HU

O Setor de Anatomia Patológica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) ofertará para usuários do SUS os exames de imuno-histoquímica, que têm diversas aplicações, como o diagnóstico de doenças inflamatórias, infecciosas e neoplasias. O exame é especialmente eficaz no câncer de mama, pois fornece dados mais precisos e individualizados que permitem prever a provável evolução da doença.

O teste custa cerca de R$ 600,00 na rede particular de saúde, o que dificulta o acesso para usuários de baixa renda. A perspectiva do gerente administrativo do setor, João de Lima Ferreira, é que esses exames estejam disponíveis no hospital em junho, após a conclusão do processo de licitação para locação do equipamento que faz a análise das lâminas.

A Anatomia Patológica está passando por uma fase de recuperação da sua estrutura física e tecnológica. Recentemente o setor recebeu uma citocentrífuga [marca Hettich] para agilizar os exames de citologia e um sistema de autoinclusão automático para fazer o emblocamento do material a ser analisado. Os equipamentos possuem tecnologia de ponta e não estão disponíveis em nenhum outro serviço em Alagoas.

Segundo informa o técnico em histologia, Miguel Henrique Câmara, atualmente o setor realiza uma média de 300 citologias simples e mais de mil exames de biópsia. Além dos novos equipamentos, duas salas do setor foram restauradas e receberam mobiliário adequado para as atividades. As mudanças no serviço são parte de um projeto elaborado pela doutora Juliana Arôxa, coordenadora médica do setor, que também reformará a sala de congelamento. Esta passará a funcionar dentro da sala de histologia.