Hospital Universitário amplia triagem para diagnóstico da catarata

Podem participar pessoas com idade a partir de 50 anos, que não estão conseguindo enxergar bem

18/03/2015 17h12 - Atualizado em 23/03/2015 às 18h40

Tâmara Albuquerque – Ascom HU

O Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário ampliou o horário e os dias da triagem para diagnóstico da catarata, direcionada a qualquer cidadão adulto, independente de ser usuário do HU ou não. A partir deste mês, os médicos e residentes do setor farão a triagem três vezes na semana, às segundas, quintas e sextas-feiras pela manhã, a partir das 10h, e à tarde, a partir das 14h.

O público-alvo para a triagem é a pessoa com idade a partir de 50 anos, que não está conseguindo enxergar bem (visão baixa ou visão nublada), e que nunca fez cirurgia de catarata no olho que apresenta o problema. Na triagem, a pessoa faz um exame simples de vista para diagnosticar se é portadora da doença e, nos casos positivos, é encaminhada para cirurgia. Segundo o oftalmologista Felipe Evangelista, o médico solicita os exames pré-operatórios no próprio hospital e agenda o procedimento cirúrgico.

A catarata é a maior causa reversível de cegueira entre os brasileiros. A doença deixa a lente natural do olho opaca, dificultando o foco da imagem pela retina. Suas causas englobam diversos fatores, estando associada à nutrição, diabetes, infecções, traumatismos, envelhecimento, entre outras.