Feras devem confirmar matrícula nos três primeiros dias de aula

Ano letivo teve início no Campus A.C. Simões, em Maceió, nas Unidades de Palmeira, Penedo, Viçosa e no Centro de Ciências Agrárias, em Rio Largo

09/03/2015 10h54 - Atualizado em 12/03/2015 às 16h44

Diana Monteiro e Lenilda Luna – jornalistas

Essa é uma semana especial, principalmente para cerca de 5.400 estudantes que vão iniciar cursos na Universidade Federal de Alagoas. Depois da maratona de estudos, enfrentar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acompanhar com ansiedade os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e enfrentar as filas para a pré-matrícula, agora é hora de confirmar a presença.

Nos três primeiros dias de aula, de 9 a 11 de março, até às 19h, os novos alunos devem comparecer nos auditórios indicados no edital de composição das turmas para assinar a ata. O alerta é feito pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). "Trata-se de um ato pessoal e intransferível. O aluno que não confirmar matricula perde de imediato sua vaga e um suplente será convocado, pela ordem de classificação", alerta o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros.

Os feras devem ficar atentos aos editais, porque assinar listas avulsas das coordenações de curso ou de disciplinas, não tem validade. "Estamos a disposição para contribuir com os novos alunos. Essa assinatura deve ser realizada por eles, mas, em caso de algum impedimento, pode ser feita também por procurador constituído ou pelos pais, que também são procuradores", esclarece o pró-reitor.

O pró-reitor Amauri Barros informa que nos campi Arapiraca, do Sertão e da Unidade de Santana do Ipanema, a confirmação da matrícula está definida para os dias 23, 24 e 25 deste mês, início das aulas do primeiro semestre letivo de 2015. Conforme Edital 011/2015 publicado no site da Copeve, que trata sobre a essa primeira convocação, a assinatura a Ata de Confirmação de Matrícula deverá ser realizada pelo próprio aluno, por procurador legalmente constituído para este fim ou pelos pais dos candidatos, considerados procuradores natos. Mas, Amauri faz um alerta.

Mesmo sendo procuradores natos, não precisando apresentar procuração para representar o candidato na assinatura da Ata de Confirmação de Matrícula, é necessário que na oportunidade haja a comprovação de ser um dos genitores do candidato por meio da apresentação de seu documento de identidade e de cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento do candidato”, destaca o pró-reitor.

Amauri informou que foi solicitado também aos diretores de unidades acadêmica o engajamento em todo o processo referente à primeira convocação e que não haja dispensa de turmas das atividades no período definido para a realização da confirmação da matrícula.

Locais para confirmação

No Campus A.C. Simões, em Maceió, são quatro os locais para confirmação da matrícula: Sala da Pós-Graduação do Instituto de Matemática (IM) para os cursos dadas áreas das ciências exatas e tecnológicas; Sala de Aula da Biblioteca Central (BC), cursos da área da saúde; no auditório Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (NPM), cursos da área de Ciências Sociais e Aplicadas. No auditório do Ceca, em Rio Largo, é o local para a confirmação da matrícula para os cursos da área das Ciências Agrárias e o Espaço Cultural Universitário, para os candidatos aos cursos de Teatro, Dança e Música.

Mais informações, consultar o Edital publicado no site da Copeve.

Informações adicionais

A Copeve informa ainda que o Resultado Preliminar da Análise de Documentação dos estudantes optantes pela Reserva de Vagas/Cotas – Terceira Chamada (de cursos dos campi Arapiraca, Sertão e Unidade de Santana do Ipanema) será divulgada dia 13 de março. Já a publicação do Edital de Convocação para confirmação de Matrícula do Primeiro Semestre será divulgada dia 20 de março.

Somente será confirmada a pré-matrícula dos candidatos à reserva de vagas que obtiverem deferimento após a análise da documentação apresentada. Os candidatos que obtiverem indeferimento na análise da documentação serão eliminados podendo ser convocado o próximo classificado. Para mais informações acesse o site da Copeve.