Estudante realizará pesquisas sobre Eletroquímica na UFSCar

Erismarck da Silva foi aprovado em mestrado em São Carlos após concluir curso de Química no Campus Arapiraca

04/03/2015 12h38 - Atualizado em 04/03/2015 às 16h02
O estudante Erismarck Ananias da Silva vai pesquisar na UFsCar

Pedro Barros – estudante de Jornalismo

O estudante Erismarck Ananias da Silva recebeu em fevereiro o título de graduado em licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alagoas. Mas, isso não foi uma despedida do ambiente acadêmico: em março, ele iniciará seu Mestrado em Eletroquímica na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo.

No Campus Arapiraca, onde realizou sua graduação, Erismarck Ananias conta como a participação no Programa de Educação Tutorial (PET) foi importante para sua formação. “Participei durante um ano das atividades do Laboratório de Eletroquímica, sob a coordenação do professor Vinícius Delcolls”, contou o estudante.

Ele diz que trabalhou ensino, pesquisa e extensão no grupo. "No PET de licenciatura, desenvolvíamos atividades mais voltados para o público do ensino médio e Fundamental, como realizar shows de química, trazer a comunidade para visitar a Universidade, ministrar aulas de preparatório para a Olimpíada Alagoana de Química (OALQ), entre outras. Ajudávamos tanto o desenvolvimento acadêmico quanto o da sociedade", explicou Erismarck.

No entanto, foi a oportunidade de participar de uma pesquisa científica que o levou a optar por esse mestrado. "Foi o que fez nascer em mim a vontade de pesquisar e querer me aperfeiçoar na minha profissão. O professor Vinícius sempre me incentivou, me mostrou quais eram os caminhos, o porquê. Escolhi a UFSCar por ser um importante centro de referência nessa área, que está crescendo cada vez mais", falou.

Apesar de ter partido para a pesquisa, o estudante que se formou em licenciatura não largou sua vocação para o ensino. “Depois que consegui essa seleção, meu objetivo não é parar por aí, mas seguir para o doutorado, conhecer mais, e então voltar para a graduação, para passar o que aprendi”, concluiu. No mestrado, seus estudos vão focar-se no processo de eletrocatálise, observando a oxidação em moléculas orgânicas pequenas. Segundo Erismarck, os resultados podem ajudar a melhorar o desempenho de combustíveis automobilísticos.