Estrutura do Caiite 2015 contempla ano da luz e aniversário de Maceió

Expositores e público contarão, também, com memorial descritivo com tudo o que acontecerá no evento

31/03/2015 13h30 - Atualizado em 03/04/2015 às 17h55
Estrutura do evento foi planejada para ser mais dinâmica

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Entre os dias 15 e 20 de junho, será realizado o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. A estrutura do evento já vem sendo desenvolvida pela empresa V Montenegro e será bastante variada: contemplará o Ano Internacional da Luz, definido pela Unesco, e o aniversário dos 200 anos da cidade de Maceió, além de um memorial descritivo com tudo o que acontecerá no evento.

Os arquitetos responsáveis pela elaboração de toda estrutura do evento, Vanessa Montenegro e Caio Batista, falaram sobre o andamento das obras. “No momento, estamos na fase de detalhamento dos elementos mais complexos, para ajudar na fabricação e montagem de cada peça. Ao mesmo tempo, estamos vendo a viabilidade do que foi projetado ser executado, de forma a ficar o mais próximo do original. O memorial, por exemplo, atenderá aos expositores e ao público”, explicam.

Para a idealização do projeto, os arquitetos explicam que tudo começou com base na experiência dos eventos anteriores, que lhes projetou uma avaliação de pontos que poderiam ser mantidos ou melhorados e, assim, atender a proposta do Caiite. “A partir desses elementos e por meio da avaliação repassada pelo corpo organizador do Evento, foi idealizado um projeto mais dinâmico e que pudesse dialogar e interagir mais com o público”, complementam os arquitetos.

Novidades para este ano

Para a edição de 2015, o Caiite apresentará muitas novidades. Dentre elas, está a mudança de salas de cursos e aulas, que terão um espaço mais reservado, a fim de diminuir os ruídos em seu interior; os estandes que estarão todos voltados ao público, a fim de não criar barreiras e corredores longos; paineis que irão de forma lúdica remeter aos temas da Luz e dos 200 anos de Maceió.

Haverá, também, uma Pinacoteca mais interativa com mesas redondas e abordando um grande artista da terra, que em seus trabalhos utiliza bastante a luz e postes coloniais que servirão de sinalização para as salas e demais estandes. Os arquitetos reforçam também a utilização de cores, cujas principais foram aquelas que remetem à marca do Caiite: laranja, vermelho, verde, amarelo e os azuis escuro e claro.

“Essas são exatamente as seis cores que sinalizarão os temas que serão abordados durante o evento. Cada uma representa um eixo desses seis temas, que vão desde Meio Ambiente ao Desenvolvimento Tecnológico, Comunicação etc”, explicam Caio e Vanessa. Os eixos temáticos são: Educação e Tecnologias; Desenvolvimento e Mobilidade Urbana; Segurança e Direitos Humanos; Atenção Integral à Saúde; Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade e Cultura e Comunicação.

Submissão de trabalhos

Segue aberto, até o dia 12 de abril, o prazo para submissão de trabalhos no Caiite 2015 nas modalidades comunicação oral e banner. A inscrição deve ser feita no site do evento. A modalidade comunicação oral é exclusiva para estudantes de pós-graduação (stricto sensu e lato sensu) e professores do ensino superior no território nacional.

Já a modalidade banner é aberta para estudantes do ensino médio e superior, além de profissionais que tenham interesse em submeter trabalho, de acordo com as normas. As categorias Painter, Proinart, Projetos de Extensão e Pibic-Ação permitirão até dez integrantes, contando com o apresentador. Na categoria BDAI, os trabalhos podem contar com a participação de até seis integrantes, contando com o apresentador. Já a categoria “outros” abrange todos os outros trabalhos, inclusive os programas/projetos Pibic, Pibit, Probic, Provic, Pibiti e Psic, e contará com trabalhos com até cinco integrantes.

Inscrição para ouvintes

A comissão organizadora do evento ressalta, ainda que, a partir do dia 27 de abril, estarão abertas as inscrições para ouvintes. Eles realizarão inscrição geral no sistema e participarão do credenciamento presencial no dia 15 de junho, data da abertura do evento, das 9h às 14h, quando receberão o kit do evento e o crachá com um código de barras. Leia mais clicando aqui.