Espetáculo com texto de Clarice Lispector integra projeto do curso de Teatro

Denominado de Claricena o projeto promove atividades nesta terça e quarta-feira no Espaço Cultural

16/03/2015 16h54 - Atualizado em 16/03/2015 às 16h56
Espetáculo com texto de Clarice Lispector integra projeto do curso de Teatro

Diana Monteiro – jornalista

A Sala Preta do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas será mais uma vez palco de atividades artístico-culturais abertas ao público. Nesta terça e quarta-feira, 17 e 18, o Projeto Claricena, realizado por estudantes da instituição e participantes da comunidade, promove espetáculo focado em textos de Clarice Lispector. O projeto integra um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e trata sobre a peça A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos, a única da célebre escritora brasileira.

Denominado de Espectro, o espetáculo tem direção de Anderson Vieira, é resultado de um ano de pesquisa e consiste na primeira montagem do projeto, como ele reforça: o “intuito é realizar experiências com textos de Clarice Lispector em jogo e pausas cotidianas, vivenciando o texto clariceano”, frisa.

Programação

Para o dia 17, a partir das 14h, está definido um diálogo artístico-poético, onde na oportunidade haverá será um relato cênico da experiência com o texto de Clarice Lispector, realizado já em ruas, praças e salas de Maceió. Haverá também a discussão sobre os desafios para o jovem diretor (Anderson Vieira, 19 anos) e a linha tênue entre o acadêmico e o artístico.

No dia 18, a partir das 13h30, haverá uma Oficina de Prática Corporal a ser ministrada pelo diretor Anderson Vieira com participação de atores integrantes do projeto. Segundo os participantes, o texto de Clarice Lispector será trazido como repertório para a construção de um trabalho artístico e para a experiência viva com a escrita claricena no teatro. A oficina tem vagas limitadas e as inscrições se realizarão na Sala Preta, local do espetáculo, por ordem de chegada.

Projeto Claricena

Pensando na formação de público durante todo o processo de realização de suas ações, o projeto dispõe do blog onde pode ser encontrado relato de todas as atividades. Outra forma de divulgação do trabalho vem ocorrendo em palestras e em eventos acadêmicos, entre eles: Congresso Acadêmico de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015); 5ª Universidança; 3ª e 4ª Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Teatro (MTACT); Evento Cadê Meu Nariz?; Semana Internacional de Pedagogia; e na 5ª Semana Acalourada do curso de licenciatura em Teatro.

Além do coordenador Anderson Vieira, integram as ações do projeto: Antônio Franscisco, Ayslan Liberato, Bruno Leon, Cleci Nascimento, Diogo Honorato, Emerson Lira, João Tenório, Mare Gomes, Meire Benuche, Rozebel Tenório, Victor Santos e Vanessa Alves. Conta com o apoio acadêmico de Ivanildo Piccoli e Marcelo Gianini; Apoio Fotográfico: Amanda Costa, Bruno Alves, Felipe Espindola, Gustavo Viana, Pam Guimarães, Nivaldo Vasconcelos e Washington D' Anunciação. O projeto conta com a parceria do Espaço Cultural Rosa Mossoró e Grupo Clowns de Quinta.