Ufal promove Semana do Fera para recepcionar calouros

Estudantes poderão participar de palestras e minicursos, dentro de programações diversificadas

06/03/2015 18h02 - Atualizado em 06/03/2015 às 18h44
Confira o mapa do Campus A.C. Simões, em Maceió, para se situar melhor

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo e Janaina Alves - relações públicas

Na próxima segunda-feira, 9, será o início do ano letivo na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Campus A.C. Simões, em Maceió e nas Unidades de Ensino em Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios. Com o início das aulas, alguns cursos preparam programação especial para receber os novos estudantes, com a Semana do Fera. O objetivo é familiarizar o calouro com a Universidade e fazer com que ele compreenda a estrutura da instituição e do seu curso, além de conhecer os Centros Acadêmicos (CAs) e quadro de professores.

Segundo Marluce Alves, coordenadora do curso de Ciências Contábeis e uma das organizadoras da semana de boas-vindas aos estudantes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), a recepção dos feras é muito importante para que os alunos conheçam a instituição. “Em nossa programação, realizada pelos Centros Acadêmicos da Feac, traremos atividades diversificadas e isso é muito importante porque o aluno chega no curso e não entende como é o funcionamento e a estrutura da Ufal. Então, nesse primeiro contato, informamos o que eles precisam para se sentirem à vontade na instituição”, destacou.

Locais de recepção

A programação da Feac para os feras acontecerá de 9 a 13 de março, no auditório da Feac, a partir das 8h e se estenderá até a noite. Com o tema A comunicação que eu faço!, os veteranos do curso de Comunicação Social receberão os calouros com uma semana cheia de atividades na tarde desta segunda, 9, às 13h, no auditório da Reitoria.

As boas-vindas dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGNUT) acontece no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), no período da tarde. Durante o evento, a coordenadora do programa, Giovana Longo Silva, apresentará o novo Regimento Interno do PPGNUT aos estudantes, que também terão acesso a informações sobre a legislação de auxílios e bolsas ofertadas, com o coordenador de Pós-graduação, Irinaldo Diniz.

A Faculdade de Odontologia da Ufal (Foufal) promoverá a Semana do Fera no auditório do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Já o Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) receberá os alunos no auditório do curso de Meteorologia.

O Instituto de Física (IF) recepciona os novatos de bacharelado a partir das 14h, no próprio local do curso, e a programação se estende até a quarta-feira, 11. Já os alunos de Física licenciatura serão recebidos à noite. Confira a programação completa dos Feras de Física bacharelado no anexo abaixo.

Em Penedo, o evento será realizado no Theatro Sete de Setembro no centro histórico da cidade, a partir das 18h, dá as boas-vindas aos alunos novatos e veteranos que retornam do período de férias. Além do retorno às aulas, o momento também é de comemoração pela chegada de mais um curso na unidade, que a partir desse semestre oferece Engenharia de Produção como opção de graduação. A programação do evento conta com a palestra sobre o panorama atual das engenharias em Alagoas, realizada por Ferando Dacal, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA/AL); além de apresentações culturais.