Curso de Teatro celebra Dia Mundial do Teatro do Oprimido

Evento será realizado nesta segunda, 16, às 19h, no Espaço Cultural Universitário

13/03/2015 17h12

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Nesta segunda-feira, 16, o curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoverá atividades para comemorar o Dia Mundial do Teatro do Oprimido. O evento é gratuito e terá início às 19h, na Sala Preta do Espaço Cultural Universitário, na Praça Sinimbu.

O Dia Mundial do Teatro do Oprimido é celebrado em homenagem ao aniversário do teatrólogo brasileiro Augusto Boal, Embaixador Mundial do Teatro pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e criador do Teatro do Oprimido (TO), método artístico, pedagógico e social, praticado em mais de 70 países em todos os continentes.

Em Maceió, as comemorações ganham uma programação com mesa-redonda e participação de convidados ligados ao Teatro do Oprimido, em um momento de apresentação da metodologia e de articulação e intercâmbio entre pessoas e instituições que já o praticam e estudam.

Integrado à programação da Semana Acalourada de Teatro da Ufal, o evento busca contribuir para o redimensionamento do olhar sobre o trabalho de Augusto Boal, além de destacar as diversas formas de difusão do método TO, dentro e fora do ambiente acadêmico, evidenciando a amplitude de abordagens práticas e teóricas e de contextos de sua aplicação, especificamente em Alagoas.

O evento, coordenado pelos professores da Ufal, Otávio Cabral e Ana Flávia Ferraz, é uma realização conjunta do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (Neped), vinculado ao curso de graduação em Teatro, e do Laboratório Alagoano de Teatro do Oprimido (Lato). A atividade conta com a parceria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Quilombo dos Palmares, Centro Acadêmico dos Estudantes de Teatro (Caete) e da Pandora Criações.

Ao final do evento, os participantes receberão certificados emitidos pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

O quê: Dia Mundial do Teatro do Oprimido.

Quando: 16 de março.

Onde: Sala Preta, Espaço Cultural Universitário, na Praça Sinimbu.

Horário: 19h.

Informações: 8831-6005 ou 9682-9110.

Fanpage do Lato: https://www.facebook.com/paglato?fref=ts