Comissões visitam Ufal para análise de cursos de pós-graduação

Processo faz parte do Programa de Qualidade e Excelência da Pós-Graduação implantado em dezembro de 2014

26/03/2015 18h57 - Atualizado em 30/03/2015 às 10h39
Comissões visitam Ufal para análise de cursos de Pós-graduação

Dilson Fidelis – estudante de Jornalismo

Até a última sexta-feira (27), foi realizado o acompanhamento de programas de pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nas áreas de Física, Materiais e Química e Biotecnologia. Os programas estão passando pelo acompanhamento de um comitê de professores externos e de um professor interno, para analisar as atividades das pós-graduações e auxiliar o colegiado dos programas a elaborar um plano de metas em busca da qualidade e  da excelência.

O trabalho está acontecendo, desde a última quarta-feira (25), nos auditórios do bloco de Física e da Biblioteca Central (BC), ambos no Campus A.C. Simões, em Maceió, na parte da manhã e tarde e faz parte das atividades do Programa de Qualidade e Excelência da Pós-graduação (PEXPG), implantado em dezembro de 2014 com a meta de promover a contínua avaliação de desempenho dos programas de pós-graduação da Ufal, com o intuito de atingir padrões de qualidade em nível nacional e internacional.

Foram avaliados os Programas de Pós-graduação em Física, Química e Biotecnologia e o Doutorado em Materiais do Centro de Tecnologia (Ctec). Na opinião do professor Emílio Cantídio, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e um dos membros das comissões, a Ufal está no caminho certo, o caminho da qualidade. Os programas de pós-graduação da Ufal estão sendo acompanhados por consultores externos que são docentes de PPGs de conceitos 5, 6 e 7 e com experiências nos comitês de avaliação da Capes. A expectativa é que na próxima avaliação quadrienal da Capes, 50% dos programas de pós-graduação cresçam de nível”, destacou o professor.

Para a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Simoni Meneghetti, as visitas de acompanhamento, que constituem um dos subprogramas do PEXPG, são de importância fundamental. “A partir delas será gerado um diagnóstico institucional que permitirá o estabelecimento de ações concretas e transparentes em busca da qualidade e excelência. Os demais subprogramas, no entanto, darão as condições e suporte para grande parte dessas ações”, apontou.

Fortalecer e intensificar ações

O PEXPG elaborado para a Ufal visa intensificar e fortalecer ações nos cursos de pós-graduação, contemplando também: infraestrutura; recursos humanos (dimensão, capacitação e valorização); publicação de artigos científicos; manutenção de equipamentos; incentivo à qualificação das revistas científicas; internacionalização das pós-graduações; divulgação de fontes de financiamento à pesquisa; além de Prêmios (tese e dissertação e de mérito científico) e ciclo de conferências magnas.

Em 53 anos de existência, as atividades de pesquisa e ensino de pós-graduação da Universidade estão em consolidação. O primeiro mestrado, criado em 1988, foi o do curso de Letras, seguido dos mestrados em Física e Química, em 1992. Atualmente, o sistema de pós-graduação da Ufal conta com 36 cursos de mestrado e 12 cursos de doutorado, todos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

Leia mais em: Ufal lança Programa para Qualidade e Excelência da Pós-graduação

E ainda: Programa de excelência da pós-graduação retoma atividades em 2015