Comissão externa conhece programa de pós-graduação do Instituto de Química da Ufal

Programa de qualidade e excelência foi idealizado para apoiar a qualificação dos cursos de pós-graduação

27/03/2015 15h06 - Atualizado em 27/03/2015 às 15h15
Comissão do programa e representante do IQB compuseram a mesa

Lenilda Luna - jornalista

Nesta sexta-feira, 27, professores e alunos dos cursos de pós-graduação do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas reuniram-se no auditório da Biblioteca Central para debater com representantes de comissão externa que veio Programa de Qualidade e Excelência na Pós-graduação (PEXPG). A comissão é composta por Emídio Cantídio, Mário Lyra, André Galembeck, Maysa Furlan e Magna Suzana Alexandre.

O programa foi idealizado pelo professor Emidio Cantidio, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que já foi membro do Conselho Superior da Capes, do Conselho Técnico de Acompanhamento e Avaliação do INEP e reitor por dois mandatos. "O que nós queremos com este programa é reconhecer o mérito de quem produz com qualidade", disse Emídio durante a apresentação do PEXPG na Ufal.

A vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha, estava presente ao debate e destacou que o programa não pretende ser mais uma ferramenta de avaliação oficial do MEC ou da Capes. "É, na verdade, uma consultoria colaborativa, onde integrantes dos programas de pós-graduação de várias instituições vão compartilhar experiências em busca de uma maior qualidade dos cursos ofertados, aproveitando a experiência em avaliações dos membros da comissão", destacou a vice-reitora.

O professor Mario Roberto Meneghetti, que coordena o programa do IQB, fez uma exposição da situação atual da pós-graduação, apresentando a evolução das avaliações da Capes, a produtividade científica e a formação de recursos humanos. "Temos como ponto forte justamente a formação de pesquisadores que passaram a consolidar outros programas de pós-graduação na Ufal", destacou o pesquisador.

A comissão está na Ufal desde a última quarta-feira (25), e também acompanharam os programas de pós-graduação  de Física e Materiais. O comitê é formado por professores externos e de um professor da Universidade para analisar as atividades dos programas e auxiliar o colegiado a elaborar um plano de metas em busca da qualidade e excelência.