Cardápio da 4ª refeição para Residência Universitária é modificado

Proteína foi retirada do kit de alimento distribuído aos moradores da RUA que têm direito à quarta refeição

31/03/2015 13h10 - Atualizado em 31/03/2015 às 14h42
Pró-reitor Pedro Nelson e a nutricionista Milena Fernandes, coordenadora do RU

Diana Monteiro - jornalista

Em reunião realizada na segunda-feira (30), a Pró-reitoria Estudantil adotou algumas mudanças no cardápio da quarta refeição, oferecido aos alunos moradores da Residência Universitária Alagoana (RUA). O Pró-reitor Pedro Nelson Bonfim e Milena Fernandes, coordenadora do Restaurante Universitário (RU), decidiram retirar a proteína animal desse cardápio, por ser perecível.

Permanecem no kit, conforme o novo cardápio, os seguintes alimentos: bolo (mais de um sabor), fruta, suco, suco com soja, biscoito, achocolatado, iogurte com granola, pão integral com queijo coalho, tapioca e geleia. Os residentes tomam café da manhã, almoçam e jantam no RU, de domingo a domingo, mas quando saem do jantar recebem um kit, que eles levam para a Residência. Esse kit é a quarta refeição, ou seja, que seria feita antes de dormir.

“A decisão vai garantir a não deterioração desse kit de alimento, apontado na última semana como causador de distúrbio alimentar que acometeu alguns residentes, inclusive levando um pequeno grupo a recorrer a atendimento médico", disse o pró-reitor. Ainda sobre o ocorrido, Pedro Nelson informou que um grupo de estudantes representante dos residentes deu entrada em um documento registrando o fato e solicitando providências. “Como não temos controle quando o kit sai do RU, porque eles levam para comer na Residência, decidimos oferecer só produtos não perecíveis”, completou.

Diariamente, o RU fornece cerca de duas mil refeições e o kit de alimento para a última refeição dos residentes. “Durante o jantar, os residentes recebem a quarta refeição. É importante deixar claro que essa refeição não é consumida no Restaurante. Também é preciso reforçar que é fundamental que o alimento, ao sair do RU, seja acondicionado adequadamente. Para isso, a Residência Universitária dispõe de estrutura com geladeira. Para evitar a ocorrência de fatos desagradáveis que, por acaso, venham ocorrer, nossa providência foi fazer alteração no cardápio", frisou Pedro Nelson.

O pró-reitor aproveita para enfatizar que a alimentação fornecida diariamente pelo RU, sob a coordenação da nutricionista Milena Fernandes no comando de uma equipe com cerca de 20 pessoas, segue todas as recomendações de segurança alimentar. “Todo o procedimento é também supervisionado por professoras do curso de Nutrição da instituição. A nutricionista Milena está há mais de 20 anos coordenando o RU e, ao longo dessas duas décadas, tem desempenhado um trabalho responsável, profissional e com credibilidade”, enfatizou Pedro Nélson.