Ufal propõe a Capes aumento das vagas e cursos EAD

Cied solicitou a criação de 2.865 novas vagas em cursos de graduação e especialização

27/02/2015 10h40 - Atualizado em 05/03/2015 às 16h25

Ascom Cied

A Universidade Federal de Alagoas enviou proposta a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para ampliação do número de vagas e cursos ofertados na modalidade Educação a Distância (EAD). A articulação está sendo feita pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied).

No documento enviado a Capes, a Ufal propõe a criação de 2.685 novas vagas para cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) e especialização (pós-graduação latu sensu), distribuídas nos polos do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Maceió e nove municípios do interior de Alagoas, além de cidades de polos na Bahia e Ceará.

O coordenador adjunto da Cied, Fernando Pimentel, explica que o processo de articulação de novas vagas implica na continuidade dos cursos e a possibilidade de novas pessoas terem acesso ao ensino superior de qualidade como o ofertado pela Ufal.

“Participar deste edital confirma o compromisso de nossa instituição de ensino superior (IES) em continuar ofertando cursos que tem recebido excelentes avaliações por parte do INEP”, ressalta Pimentel.

Neste edital a Ufal propõe, além dos cursos já existentes, o bacharelado em Biblioteconomia e as especializações em Ensino de História e Gestão Escolar. “Agora a Diretoria de Educação a Distância da Capes fará o processo de avaliação das propostas. Aguardamos que nossa articulação seja aprovada e financiada, quando procederemos aos processos e editais com previsão de algumas ofertas em 2015.2 e outras em 2016.1”.

Em todo o sistema UAB foram articuladas mais de 197 mil novas vagas. A Diretoria de Educação a Distância da Capes analisará as propostas e, em seguida, as IES proponentes terão prazo para ajustes de vagas de acordo com o estipulado pelo edital. Os resultados para os cursos a serem iniciados em 2015 devem ser publicados no final de março. Para os cursos de 2016, a previsão para divulgação de resultados é final de setembro.