Subestação deve reduzir transtornos de energia na Ufal

Em coletiva, reitor Eurico Lôbo afirmou que projeto pode estar em operação em meados de 2016

26/02/2015 18h04 - Atualizado em 27/02/2015 às 09h23
Em coletiva, reitor Eurico Lôbo falou sobre atual situação da Universidade e projetos futuros

Em coletiva, reitor Eurico Lôbo falou sobre atual situação da Universidade e projetos futuros

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, 26, no Hotel Ponta Verde, o reitor Eurico Lôbo falou sobre a atual situação da Universidade Federal de Alagoas. Dentre os assuntos, o destaque ficou por conta do projeto da construção de uma subestação própria para a Ufal, instalada no Campus A.C. Simões, em Maceió, algo que ele aponta como solução para o fim de transtornos como as quedas de energia ocorridas na última semana.

A iniciativa para construção desta obra vem sendo tomada desde o início de sua gestão, em dezembro de 2011, mas devido a alguns entraves burocráticos, ainda encontra-se em execução. No entanto, Eurico Lôbo demonstra total positividade ao falar do projeto e coloca como expectativa que ela esteja em operação já em meados de 2016. A subestação, inclusive, deve reduzir os gastos com energia elétrica na Universidade em até 30%.

Com a subestação, vamos comprar energia diretamente do sistema Chesf, o que vai proporcionar uma energia diretamente voltada à Ufal e evitará a quebra de equipamentos como estabilizadores, nobreaks e etc., além de trazer estabilidade para a Universidade nos próximos 20 ou 30 anos com um custo de energia menor em cerca de 25% a 30%. Temos negociado com órgãos ambientais, além de questões relacionadas à linha de transmissão que liga a subestação, mas nossa expectativa é que até meados do ano que vem já estejamos com ela em operação”, almejou.

Outros assuntos também foram discutidos no encontro, como o corte de um terço do orçamento da instituição pelo Governo Federal, o início do ano letivo nos campi, além do funcionamento do Hospital Universitário (HU) e os prejuízos causados aos laboratórios do Campus A.C. Simões, em Maceió, devido às chuvas e sobrecarga de energia da última semana.

O reitor explicou que alguns setores da instituição ficaram sem energia por alguns dias, o que causa bastante preocupação pelas pesquisas realizadas por alunos e professores em laboratórios, mas que o funcionamento já voltou ao normal. “Quedas de energia na Ufal sempre têm impacto significativo porque muitas vezes interferem em atividades em andamento. Mas, a situação já foi reestabelecida e todos os setores já estão com as pesquisas em andamento, além dos setores que estão funcionando normalmente”.

Segundo ele, a equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) está trabalhando para reprogramar todo a parte de redes da Universidade, algo que deve acontecer muito em breve. “É importante falar que a questão da informática na Ufal não visa apenas à troca ou ao recebimento de informações, mas também à atualização de dados de alunos e professores, por exemplo. Então, temos o compromisso da equipe do NTI de que, provavelmente, até amanhã todo sistema de redes estará reestabelecido”, disse o reitor.

Para Eurico Lôbo, Alagoas passou por uma situação atípica com as chuvas, raios e trovões da última semana. Mas, revelou que toda equipe do NTI, em parceria com engenheiros da Ufal, está engajada na realização de laudo técnico que deve esclarecer de quem é a responsabilidade pelos danos sofridos. “Por isso, devemos ter cuidado antes de colocar a responsabilidade em empresas ou terceiros. Acho que o fundamental e esse é o nosso grande foco é o restabelecimento das ações da Ufal, além do acolhimento dos novos estudantes que estão chegando para desfrutarem de um ambiente estruturado tão logo recomecem as aulas”, disse.

Corte no orçamento

O reitor Eurico Lôbo também falou sobre o corte de recursos feito pelo Ministério da Educação (MEC). Até a votação do orçamento para 2015, prevista para março, 33% das verbas de custeio foram cortadas, o que, segundo ele, é a sua maior preocupação, já que compromete o funcionamento da Universidade pelos compromissos com obras em andamento, pagamento de bolsas para estudantes e etc. Mas, existem reuniões semanalmente com o próprio ministério e com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que acompanha a situação.

Um corte dessa natureza requer de nós, que somos gestores, exercitarmos um jogo de cintura muito grande. Estamos tocando nossos projetos com dificuldades, mas não temos nenhuma atividade paralisada. Sabemos que a presidente [Dilma Rousseff] coloca o país como pátria educadora e eu espero que isso se realize e, para mim, a educação é o maior elemento estruturante de formação e desenvolvimento. Então, espero que nossas autoridades entendam e exercitem esse valor da educação como supremo e fundamental para o desenvolvimento do país”, disse ele.

E, como recomendação ao sábio consumo de água e energia no país, algo que também interfere nos gastos, a Ufal já aderiu a uma campanha de boas práticas de uso dos recursos naturais. Com isso, estamos pedindo todo o apoio da comunidade acadêmica para que cooperem com uma contenção de gastos, seja de energia, água, passagens aéreas apenas para fins específicos, visto que esse não será um ano muito fácil”, solicita Eurico Lôbo.

Hospital Universitário

Perguntado sobre a situação do Hospital Universitário (HU), o reitor Eurico Lôbo foi bastante otimista. Segundo ele, o hospital trabalha normalmente em suas atividades e já se prepara para o recebimento de novos servidores. Além disso, depois do contrato firmado com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi contemplado com novos equipamentos, o que otimiza ainda mais os serviços já oferecidos para toda a sociedade alagoana.

Nos últimos dois anos, recebemos cerca de 850 novos equipamentos; por meio da Ebserh, já contratamos 300 funcionários por meio de concurso e semana que vem vamos chamar mais 150. O HU está fortalecido e, atualmente, passa por uma dinâmica bastante interessante. Isso aumenta as atividades operacionais e serviços do hospital, o que deve possibilitar que ele tenha uma expansão de recursos financeiros”, comemorou Eurico Lôbo.

Volta às aulas

O ano letivo de 2015 na Universidade Federal de Alagoas começa no dia 9 de março. A data contempla o Campus A.C. Simões, em Maceió, e as Unidades de Ensino em Penedo, Palmeira dos Índios e Viçosa. Segundo o reitor, o calendário está diferenciado para os campi Arapiraca e Delmiro Gouveia e para a Unidade de Santana do Ipanema, mas isso não é algo que atrapalhará o andamento do ano letivo.

Clique aqui para mais informações sobre o início das aulas.