Sorriso de Plantão 2015 oferta 50 vagas para universitários

Inscrições começam no dia 9 de março; ações do projeto têm crianças hospitalizadas como público-alvo

23/02/2015 18h57 - Atualizado em 06/03/2015 às 15h00
A coordenadora Maria Marta reforça, pela Uncisal, as ações do Projeto Sorriso de Plantão

Diana Monteiro  - jornalista

De 9 a 25 de março o Projeto Multidisciplinar Sorriso de Plantão estará com inscrições abertas para voluntários de qualquer curso superior de instituições de Alagoas. Este ano, 50 vagas estão sendo ofertadas. A iniciativa atua como recurso terapêutico à criança hospitalizada e desenvolve atividades em quatro estabelecimentos da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado. Atualmente, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Unidade Farol, Hospital Geral do Estado (HGE) e Hospital de Doenças Tropicais Hélvio Auto (HDT).

O Projeto Sorriso de Plantão funciona há 13 anos por meio de parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e Universidade de Ciências das Saúde de Alagoas (Uncisal) e se consolidou como importante ação de extensão. Na Ufal, a coordenação é do professor Claudio Soriano da Faculdade de Medicina (Famed) e a enfermeira Maria Rosa da Silva representa a Uncisal.

Em mais de uma década de atuação, o projeto tem envolvido mais de cinco mil crianças em atividades terapêuticas como contação de histórias, musicoterapia, utilização de jogos e recursos educativos (pinturas e colagens). Segundo Maria Marta, o objetivo é que a participação da equipe seja ampliada aos setores de pediatria de todos os hospitais locais que integram a rede SUS.

Sobre a inscrição que irá selecionar 50 voluntários, ela informa que no dia 9 de março será publicado o Edital constando todas as informações, mas adianta que o processo seletivo é dotado de etapas teórica e entrevista (prática). "Nesta etapa, o aluno deverá fazer a demonstração de alguma habilidade artística em consonância com as atividades do projeto. Tanto pode ser individual ou em grupo. A prova teórica será no dia 28 de março e a entrevista no dia 11 de abril, mês também de capacitação da nova equipe", frisa.

O projeto começa em maio, com atividades todos os sábados, das 13h às 18h. A coordenadora Maria Marta aproveita para destacar que um dos pré-requisitos exigidos para participação é que o aluno interessado esteja em dia com o seu cartão de vacina, já que todas as ações se desenvolvem em espaços hospitalares. Na inscrição, o estudante deverá levar um brinquedo para doação às crianças assistidas pelo projeto.

Além do edital a ser lançado, o projeto dispõe de um perfil na rede social Facebook. Mas, outras informações também podem ser obtidas pelo e-mail: enfamariarosa@yahoo.com.br.