Programa de Pós-graduação em Educação recebe primeiro bolsista Capes de pós-doutorado

Paulo Manuel Teixeira Marinho foi classificado em primeiro lugar no edital internacional da Capes

25/02/2015 11h24 - Atualizado em 25/02/2015 às 14h28

Redação Ascom com informações do Centro de Educação

O Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe, a partir deste mês, o primeiro pesquisador contemplado com Bolsa Capes para realizar estágio Pós-doutoral na Ufal. O doutor Paulo Manuel Teixeira Marinho, cientista da Educação e pesquisador vinculado ao CIIE da Universidade do Porto em Portugal, foi classificado em primeiro lugar no edital internacional da Capes (PNBP-2014). Ele será supervisionado pela professora Marinaide Freitas, PhD em Educação.

Paulo Marinho explica que já possuía laços com a Ufal desde que foi aluno da graduação no curso de Ciências da Educação em Portugal, em 2007, e teve a chance de realizar intercâmbio no Brasil. "Fico muito feliz em retornar ao Cedu, agora para o pós-doutoramento. Quando fiz o intercâmbio da graduação aqui, muito aprendi e as vivências e oportunidades que tive no Cedu me marcaram significativamente. Conheci docentes de elevada qualidade e portadores de um sólido conhecimento, além de serem socialmente comprometidos com a Educação em Alagoas", ressaltou.

A nova experiência vai consolidar as relações acadêmicas e afetivas que o pesquisador construiu ainda na graduação. “Agora, retorno para partilhar com muito entusiasmo acadêmico, os meus conhecimentos no campo das Ciências da Educação com os pesquisadores e pesquisadoras do Centro de Educação da Ufal, com quem tenho estreitos laços acadêmicos”, declarou o pós-doutorando.

Para o professor Walter Matias, PhD e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, a bolsa concedida pela Capes comprova a efetiva internacionalização do Programa e demonstra o reconhecimento da pós-graduação do Cedu junto à comunidade acadêmica. "O fato de a Capes ter destinado uma vaga para estágio Pós-doutoral ao nosso Programa já comprova o respeito que há para conosco. Tivemos vários candidatos do Brasil e do Exterior para essa Bolsa Pós-Doutoral, e o Dr. Paulo Marinho, de Portugal, foi o contemplado. Isso significa que estamos no caminho certo", comemorou o coordenador.