Instituto de Ciências Sociais aprova moção de apoio à Vila do Jaraguá

Documento é uma posição oficial da Unidade Acadêmica pela permanência dos pescadores

27/02/2015 12h29 - Atualizado em 02/03/2015 às 10h20

Lenilda Luna - jornalista

A polêmica em torno da remoção da Vila dos Pescadores do Jaraguá ganha mais um capítulo. Nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, os professores do Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade Federal de Alagoas, aprovaram uma moção de apoio à permanência dos pescadores e de suas famílias no local onde estão há décadas.

Os professores são contrários aos projetos da atual gestão da Prefeitura de Maceió de remover as famílias que ainda resistem para construir no local uma marina e um estacionamento. Os professores Parmênides Justino e Marcos Mesquita, que integram o movimento Abrace a Vila, ressaltam que o local pode ser reurbanizado com a participação e a permanência dos pescadores.

A aprovação do documento em Assembléia significa que a Unidade Acadêmica oficialmente está engajada na luta pela permanência dos pescadores na Vila do Jaraguá. "Esse posicionamento é importante para fortalecer essa luta e também para a ação judicial que está sendo movida pelo movimento Abrace a Vila contra a transferência das famílias restantes", afirmou o professor Marcos Mesquita.

Nesta sexta-feira, 27, o movimento Abrace a Vila realizou mais um Ato Cultural para chamar a atenção da sociedade para a causa dos pescadores da Vila do Jaraguá.

Veja em anexo a moção de apoio aprovada na assembléia.

Leia mais sobre a participação dos professores da Ufal no movimento Abrace a Vila.