Pró-reitoria de Extensão comemora sucesso do Ufal Verão 2015

Atividades do evento tiveram apoio e atuação de alunos das áreas de saúde, humanas e exatas

02/02/2015 19h33 - Atualizado em 04/02/2015 às 11h37
Equipe responsável pela organização do Ufal Verão 2015

Simoneide Araújo – jornalista, com Giselle Nascimento – jornalista colaboradora

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) comemora o sucesso do projeto Ufal Verão 2015, realizado durante as férias de janeiro. Foram 49 cursos realizados no Campus A.C. Simões, em Maceió, em várias áreas do conhecimento e voltados à comunidade em geral, os quais tiveram cerca de 1.400 inscritos, incluindo o 1º Circuito Saúde.

Para o pró-reitor Eduardo Sarmento Lyra, a realização do evento só foi possível porque contou com o engajamento de 19 monitores de diversos cursos da Universidade. “Além de nossa equipe, que não mediu esforços para que o evento fosse realizado, tivemos apoio direto de bolsistas da Assessoria de Comunicação dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que movimentaram as redes sociais da Proex, além do importante apoio do reitor Eurico Lôbo”, ressaltou.

O objetivo do Ufal Verão 2015 foi aproximar ainda mais a Universidade da sociedade, oferecendo formação e atendimento à comunidade. A Ufal se manteve um espaço de aprendizado, mesmo durante as férias de janeiro, mas também ofereceu momentos de descontração, como as oficinas de frevo e de pandeiro.

Organização

Os monitores ajudaram no credenciamento, entrega de frequência e materiais, auxiliaram os cursos e minicursos e cuidaram da estrutura da organização geral, entre outras atividades.  “Foi gratificante a experiência, pois diariamente tive contato com pessoas de diversos cursos. O evento também me proporcionou fazer novas amizades entre os monitores e a cada dia foi possível aprender coisas novas”, relatou a estudante do 9º período de psicologia e monitora do Ufal Verão, Viviane Monteiro.

A comissão organizadora da Proex, coordenada pelo pró-reitor Eduardo Lyra e pelo coordenador de Extensão, José Roberto Santos, teve a participação Cristiane Honorato, Giselle Nascimento, Andressa Matos, Íris Tenório e Jailson Albuquerque. Eduardo Lyra destacou a parceria com a Assessoria de Comunicação da Ufal, responsável pela cobertura jornalística e divulgação do evento no portal e nas redes sociais da Universidade, bem como na mídia local.

Iris Danielle, também integrante da equipe organizadora do Ufal Verão 2015, ressaltou a importância dos monitores. Para ela, eles foram essenciais na realização do evento por conta da quantidade de cursos oferecidos em diversos blocos e em dois turnos. “Além disso, vestiram a camisa do Ufal Verão 2015 demonstrando proatividade, comprometimento e disposição para trabalhar durante as duas semanas nos cursos de verão e no Circuito Saúde”, acrescentou Iris Danielle.

A divulgação nas redes sociais da Proex foi feita pela equipe de bolsistas dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, Andrew Pereira, Diogo Maia, Karla Santos e Josuel Santos, e os professores de Jornalismo, Sivaldo Pereira, e de Relações Públicas, Manuela Callou, que coordena o grupo do COS. “Sem dúvida, o Ufal Verão foi um sucesso devido à qualidade dos cursos oferecidos, ao trabalho da Proex e às estratégias de divulgação nas redes sociais dos eventos que a Ascom de Jornalismo e Relações Publicas desenvolveu. Esse cenário vislumbra o reconhecimento das nossas atividades de assessoria, rumo a novas parcerias de sucesso”, salientou Manuela Callou, coordenadora da Ascom de Jornalismo e Relações Públicas e vice-coordenadora do curso de Relações Públicas.

O aluno de Jornalismo e bolsista da Assessoria de Comunicação de Jornalismo e Relações Públicas, Diogo Maia, comenta sobre sua participação no evento.“Trabalhar com a parte da comunicação do evento foi um grande aprendizado, além de pôr em prática tudo que aprendemos nas aulas e na assessoria dos cursos de jornalismo e relações públicas. Aprendemos a fazer uma comunicação dinâmica, atualizada e sobretudo em equipe. Espero que esse seja só o início de mais parcerias”, destacou.

Segundo Cristiane Honorato, integrante da equipe organizadora do evento, os alunos dos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas movimentaram diariamente a fanpage e o Instagram do evento e conseguiram transmitir em tempo real os cursos que estavam ocorrendo.

Eduardo Lyra fez os agradecimentos aos alunos que foram monitores durante o evento: Aldenize Tomé (Filosofia); Andreia Alves (Zootecnia); Camila Fabrícia (Biologia); Douglas da Silva (Letras); Eduarda Carolini (Serviço Social); Jéssica Crislane (Zootecnia); Jéssica Soares (Enfermagem); José Ivo (Relações Públicas); Juliana da Silva (Ciências Sociais); Maria Eduarda (Serviço Social); Morgana Farias (Odontologia); Mykaell Dantas (Administração); Rosires Oliveira (Letras); Sebastião Saturnino (Farmácia); Vagna da Silva (Geografia); Valéria Lima (Administração); Vanessa Firmino (Zootecnia); Viviane Monteiro (Psicologia) e Wanessa Caroline (Letras).