Estudantes têm colação de grau antecipada para iniciar pós-graduação

Vice-reitora Rachel Rocha presidiu solenidade marcada pela alegria e presença de amigos e familiares

24/02/2015 12h05 - Atualizado em 04/03/2015 às 07h14
Thayse recebeu o diploma das mãos da vice-reitora Rachel Rocha

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Doze alunos de diversos cursos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) colaram grau na tarde da última quinta-feira (19). A solenidade, presidida pela vice-reitora Rachel Rocha, foi marcada pela alegria e presença de vários amigos e familiares que aplaudiram a cada vez em que se proclamava a tão esperada frase Confiro o grau. Os estudantes, agora com o diploma em mãos, se preparam para ingresso em programas de pós-graduação.

Um dos estudantes, Luís Felipe, representou os demais e falou da importância desta solenidade e da sua alegria em colar grau para ingresso no mestrado. Além de agradecer aos que ali estavam, reforçou que muitos não puderam vir, mas que estando ali ou não, têm sua importância nesta conquista. “É uma alegria muito grande conquistar essa vitória. Em todos esses anos de curso, todos que estamos aqui sabemos das dificuldades e das lutas que passamos, mas hoje chegamos aqui e… eu agradeço a todos”, disse.

A vice-reitora Rachel Rocha destacou que mesmo esta não sendo uma solenidade formal, não deixa de ter todo significado e importância para os presentes, que acabam por ganhar seu passe para a vida profissional. “O recebimento do diploma e a colação de grau consolidam o término de uma etapa. Que vocês levem o sentimento ético e o sentido do compromisso social vindo de uma instituição pública, como a nossa Ufal. Parabenizo a todos aqui presentes”, salientou.

Rachel destacou a importância da família em toda a caminhada dos estudantes. “Gostaria de parabenizar aos pais, aqui presentes, familiares e amigos, que são sempre coadjuvantes muito importantes para que este momento se concretize. Essa é uma grande conquista, o resultado do esforço de vocês com o trabalho de um conjunto de professores e técnicos envolvidos e a Ufal lhes deseja uma vida profissional plena e de realizações”, concluiu a vice-reitora.

Força da interiorização

Cinco dos doze estudantes que participaram da solenidade de colação de grau são alunos do curso de Agronomia e, agora, farão parte do Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente do Campus Arapiraca. São eles: Allan Martins Alves, Jefferson Moura Leal, Lennon Kledson dos Santos, Thayse Valéria e Silva e Wemerson Saulo Barbosa.

Natural de Junqueiro, Thayse Valéria, uma das aprovadas, comemora. “Eu fiquei muito feliz porque, no fundo, essa aprovação foi uma recompensa dos cinco anos em que eu passei me dedicando ao meu curso. Estou sem palavras, de verdade”, salientou.

Thayse relembrou que, enquanto estudava, foi integrante de alguns projetos de extensão que lhe proporcionaram momentos incríveis. Para ela, é de grande valia passar o conhecimento adquirido para aqueles que não puderam estudar e que, assim, possam se especializar na área em que se dedicam. Agradeceu a Deus, aos familiares, professores e colegas de curso por toda contribuição nesses anos e fez um destaque à presença da Universidade no interior.

“Trouxe muitas oportunidades! Para alunos, por exemplo, que não tinham condições de se deslocar de suas cidades e, hoje, podem ter acesso a uma graduação e a uma pós-graduação de qualidade graças a presença da Ufal no interior. Além disso, tem a questão da extensão, proporcionada por meio da Universidade: os alunos podem estar prestando uma assistência aos produtores rurais da região e promovendo maior desenvolvimento da agricultura no município e Estado”, vibrou Thayse.

A vice-reitora, por sua vez, reafirmou o compromisso da Ufal com todo o Estado. “Os alunos aqui presentes podem se sentir lisonjeados e seguir uma trajetória privilegiada. A nossa responsabilidade social é muito maior. A Universidade, enquanto instituição, nos últimos anos, abriu-se para abraçar um contingente muito maior de estudantes. Esse número ainda é pequeno, mas vamos crescer ainda mais. E, dentro desse espírito, um compromisso social. Que vocês honrem o nome da instituição de uma maneira séria e comprometida com a sociedade que vivem. Parabéns a todos!”, concluiu Rachel Rocha.