Controle dos gastos no setor público será tema de debate na Bienal do Livro de Alagoas

Diogo Duarte vai proferir palestra em mesa redonda com mediação de Betânia Canuto, da Uneal

25/02/2015 10h14 - Atualizado em 25/02/2015 às 14h34
Escritor Diogo Duarte terá a parceria de  Betânia Canuto

Escritor Diogo Duarte terá a parceria de Betânia Canuto

Lenilda Luna - jornalista 

Diante de tantas denúncias de corrupção e desvios milionários de verbas em todas as esferas do setor público, a sociedade está cada vez mais atenta à temas como Lei de Responsabilidade Fiscal e Contabilidade Pública. Mas para os técnicos dessa área, os desafios aumentaram, com aplicação de novas regras que permitem um maior controle dos custos. 

Para debater com a sociedade e com os técnicos do setor, a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que será realizada no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, entre os dias 20 e 29 de novembro de 2015, promoverá uma mesa redonda com a participação de Diogo Duarte, especialista em contabilidade pública. 

O palestrante esteve na Edufal nesse mês de fevereiro, também para acertar os detalhes do próximo livro dele, que será lançado durante a Bienal. Diogo Duarte, do Rio Grande do Sul, percorre o país proferindo palestras e realizando treinamentos de contadores dos setores público e privado. Ele é autor do Manual de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas.

Em Maceió, Diogo Duarte já realizou várias palestras e treinamentos, mas vai participar pela primeira vez da Bienal. "Num evento como esse, a interação com o público é um fator extremamente importante. Ao escrever um livro, estamos num processo solitário, mas ao apresentá-lo ao público, podemos trocar experiências. Esse calor humano contribui para o aperfeiçoamento do trabalho. As próximas edições podem ser revistas a partir da colaboração dos leitores", destacou o escritor. 

Controle de custos 

Diogo Duarte ressaltou a importância do debate para a sociedade em geral e para os técnicos em Contabilidade Pública. "As novas regras, que seguem padrões internacionais e permitem um maior controle das finanças públicas, já deveriam estar sendo aplicadas em todo o país, mas em muitos setores, os técnicos ainda sentem dificuldades em compreendê-las. Por isso a necessidade de investir no treinamento", destaca o especialista. 

A mediadora do debate sobre Contabilidade Pública, Betânia Canuto, professora da Uneal, também pretende lançar um livro sobre o tema, o Manual Prático de Orçamento Público. O manual é voltado especificamento para as prefeituras. "É um desafio mostrar que é possível fazer da contabilidade uma ferramenta de controle, com transparência e acesso à informação, para minimizar os problemas", destaca a professora. 

De acordo com Betânia Canuto, a visão de controle de custos do setor público está mudando, principalmente depois da lei de Responsabilidade Fiscal. "O gestor preocupado em manter sua imagem pública, sabe que precisa contar com uma equipe técnica qualificada, para garantir a aplicação das leis cada vez mais rigorosas para o gerenciamento das verbas públicas", finaliza a professora.