Ufal entrega certificados de excelência acadêmica no Campus Arapiraca

Alunos e professores contemplados passaram por avaliações interna e externa para comprovar a excelência da pesquisa

23/01/2015 10h53
Mesa da solenidade de entrega dos certificados de Excelência Acadêmica

Lenilda Luna - jornalista

O Campus Arapiraca celebrou várias conquistas de alunos e professores, em solenidade realizada na quinta-feira (22). Trata-se da entrega de certificados de excelência acadêmica a 81 integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal de Alagoas, que se descaram em suas pesquisas. Os projetos foram avaliados por um comitê da Ufal e também por uma comissão externa de avaliadores indicados pelo CNPq.

Para os estudantes bolsistas do Pibic dos campi Arapiraca e do Sertão, a participação em pesquisas exige uma grande dedicação e a capacidade de superar as limitações que a Ufal ainda enfrenta no processo de expansão. Por isso mesmo, ter um trabalho certificado como excelência acadêmica, representa uma grande conquista.

Por isso, a solenidade de entrega dos certificados de excelência acadêmica aos estudantes e orientadores, realizada no auditório do campus Arapiraca, foi marcada pela reafirmação do compromisso da instituição com o fortalecimento dos grupos de pesquisa na Ufal. "Sabemos das dificuldades de infraestrutura, da necessidade de ampliar e equipar laboratórios e vamos continuar trabalhando por isso. Mas hoje, é dia de parabenizar esses jovens pesquisadores e seus orientadores, que conquistaram um reconhecimento importante para a instituição", declarou o reitor Eurico Lôbo durante a cerimônia.

A diretora-geral do Campus Arapiraca, Eliane Cavalcanti, destacou a importância do reconhecimento de excelência acadêmica pelos estudantes e professores do interior. "Há nove anos, isso aqui era um matagal improdutivo. Hoje vemos esse auditório cheio, em plenas férias, de pessoas que se dedicam à ciência. Esse ambiente, agora, corresponde aos anseios da comunidade local. Por isso, com todas as limitações que ainda precisamos superar, podemos dizer que estamos de parabéns pela conquista", disse a diretora.

Além do reitor Eurico Lôbo e da diretora-geral do Campus Arapiraca, Eliane Cavalcanti, participaram da solenidade de entrega dos certificados a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Simone Meneguetti; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Arapiraca, Edmilson Santos Silva; o diretor-acadêmico daquela unidade, Arnaldo Tenório; a coordenadora de Pesquisa da Propep, Karina Ribeiro Salomon; e a coordenadora do Pibic na Ufal, Berenice Correia Costa Pimentel.

Excelência Acadêmica

Foram entregues os certificados de excelência acadêmica a 44 estudantes e 37 docentes participantes do Pibic 2013 e Pibic 2014. Os projetos premiados foram avaliados durante o 23º Encontro de Iniciação Científica, realizado em dezembro de 2013, e no 24º Encontro de Iniciação Científica, que aconteceu em novembro de 2014.

Entre os alunos que se destacaram pela excelência dos projetos de iniciação científica, Mayara Rodrigues Barbosa alcançou um triplo reconhecimento. A estudante de licenciatura em Biologia foi certificada no Pibic 2013 pelo trabalho de estudo de genes, realizado sob a orientação do professor Tiago Gomes, e também foi certificada no Pibic 2014, orientada pelo mesmo docente. Além disso, a aluna está concorrendo ao Prêmio Nacional de Destaque do CNPq, cujo resultado será divulgado em maio deste ano.

Mayara conta que se interessou pela iniciação científica desde o primeiro ano de graduação, em 2011. "Sinto-me honrada e agradecida, tanto à Universidade como ao meu orientador pela oportunidade de me permitir chegar nesse nível de produção científica. Quero continuar me dedicando à vida acadêmica. Vou fazer a seleção de mestrado em Ciências Biológicas na Ufal. Nosso papel na instituição é nos capacitar para retribuir com o desenvolvimento do Agreste alagoano. A pesquisa é primordial para a qualificação de profissionais e para a melhoria da qualidade de vida no interior de Alagoas", ressaltou Mayara.

Outro estudante bastante emocionado com a premiação era Bruno Belo de Lima, aluno de licenciatura em História do Campus do Sertão. Ele foi certificado pelo estudo realizado sobre as comunidades indígenas na cidade de Pariconha-AL. "Para mim, é uma realização revelar as histórias importantes do Sertão alagoano para a comunidade acadêmica. Espero contribuir para que as etnias ainda não reconhecidas pela Funai, possam ter sua identidade respeitada e acesso aos direitos das comunidades indígenas. Agradeço ao meu orientador, professor José Vieira da Cruz, pelo aprendizado que tive nesse projeto", destacou Bruno.