Ufal é a 9ª instituição do país com maior número de inscrições no Sisu 2015

As 5.408 vagas foram distribuídas em 111 cursos, sendo 40% delas destinadas a candidatos cotistas

28/01/2015 15h34 - Atualizado em 29/01/2015 às 10h14

Diana Monteiro - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas despontou no cenário nacional, como a 9ª instituição de ensino superior mais procurada entre as 128 que estão participando do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015. Foram cerca de 140 mil candidatos, concorrendo às 5.408 vagas, distribuídas em 111 cursos dos campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão. O ranking foi liderado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com quase 180 mil candidatos inscritos no Sisu.

Do total de vagas disponibilizadas pela Ufal, 40% foram destinadas para candidatos cotistas dentro dos critérios estabelecidos: aluno de escola pública, renda familiar e etnia. Para o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, a boa novidade deve-se, principalmente, a inserção da Ufal no cenário nacional como uma Universidade de referência para a formação qualificada. “Essa realidade significa o reconhecimento de um trabalho de crescimento institucional em todas as áreas, além de orgulho, satisfação e responsabilidade”, disse o pró-reitor, sem desmerecer também, os encantos da nossa terra como um dos fatores atrativos para a crescente procura.

Cursos mais concorridos

Outra novidade este ano foi a liderança do curso de Administração, ofertado no período noturno, no Campus A.C. Simões, em Maceió, como o mais concorrido. Foram 58,4 candidatos por vaga, seguido de Medicina, com 57,22 candidatos na disputa por uma vaga. No entanto, Medicina teve maior exigência na nota de corte, no mínimo 800 pontos.

No Campus Arapiraca, o curso mais disputado no Sisu foi o de Pedagogia noturno, seguido de Educação Física. No Campus do Sertão, o destaque fica para o curso de Engenharia Civil, Ciências Contábeis e Ciência Econômica, ofertado na Unidade de Ensino de Santana do Ipanema.