Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste recebe trabalhos até o próximo domingo

Pela primeira vez em Alagoas, Rea/Abanne acontece entre 19 a 22 de julho

16/01/2015 17h52 - Atualizado em 24/03/2015 às 17h09

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Sediada pela primeira vez em Alagoas, a 5ª Reunião Equatorial de Antropologia e a 14ª Reunião da Associação Brasileira de Antropólogos do Norte e Nordeste acontecerá em julho e está com inscrições abertas para propostas de mesas-redondas, fóruns temáticos, grupos de trabalho, comunicações coordenadas e minicursos, que deverão estar voltados para o diálogo e a troca de conhecimentos no campo antropológico, dotados de metodologias específicas, geradoras de processos e produtos diferenciados que ampliem as relações interinstitucionais das instâncias acadêmicas participantes do evento.

Organizada por antropólogos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas, Faculdade Integrada Tiradentes e Universidade Tiradentes; além da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade de São Paulo, o evento em 2015 vai trabalhar o tema Direitos diferenciados, conflitos e produção de conhecimento em atividades como: mesas-redondas; fóruns temáticos, sessões extramuros, grupos de trabalho e minicursos.

Segundo os organizadores, o tema “coloca em evidência algumas especificidades da pesquisa e do ensino de antropologia no Estado, pois no contexto político e social permeado de múltiplas reivindicações, é preciso refinar a compreensão das dinâmicas socioculturais locais, contribuindo com ações propositivas na defesa e reconhecimento dos direitos e saberes outros”, explicam.

As condições para inscrição de trabalhos estão no site do evento.

Histórico

As Reuniões da Associação Brasileira de Antropólogos Norte e Nordeste (Abanne) tiveram início em 1985, em caráter bianual, prolongando-se até 2005. Em 2007, dado o aumento no número de participantes e a expansão dos temas e debates para além das fronteiras nacionais, o evento passou a agregar uma nova denominação, oficializando sua dimensão internacional: Reunião Equatorial de Antropologia (REA). Com o propósito de oportunizar o diálogo entre estas dimensões – local, regional e internacionala REA/Abanne se configurou em um único evento.

Mais informações, pelos telefones (82) 3231-8238 e (82) 3231-1335 ou pelo endereço eletrônico: reaabanne2015secretaria@gmail.com.