Reitor destaca patamar de excelência acadêmica conquistado pela Ufal

Há 54 anos, instituição se fortalece e investe em ações voltadas ao desenvolvimento de Alagoas

23/01/2015 14h17 - Atualizado em 23/01/2015 às 20h32
Reitor Eurico Lôbo destaca os avanços nas mais de cinco décadas da Ufal

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Um desafio permanente. É assim que o reitor Eurico Lôbo define sua gestão e o momento pelo qual a Universidade Federal de Alagoas vem passando nos últimos anos. A maior instituição de ensino superior do Estado chega, neste domingo, 25, aos seus 54 anos com um patamar de excelência acadêmica conquistado ao longo do tempo. Fortalecida, a instituição avança e investe, cada vez mais, em ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao desenvolvimento de Alagoas, e na capacitação e qualificação de seus servidores.

“A Ufal tem proporcionado o desenvolvimento local e incrementando o ensino de qualidade, trazendo professores de diversas regiões do País, o que incorpora uma cultura dinâmica, mas sobretudo, um processo de inclusão muito significativo. Nesses 54 anos, a avaliação que faço é muito positiva. Além de ser uma instituição formadora, a Universidade tem tido um papel extremamente importante para toda a sociedade”, salientou Eurico Lôbo.

Para o reitor, tal crescimento traduz o acerto de uma política de inclusão pela educação e pelo conhecimento. “Eu me lembro que, há poucos anos, tínhamos entrada de cerca de 2.100 jovens e, atualmente, são 5.500. Além disso, ampliamos o ensino a distância e a pós-graduação, que subiu de nove para 39 programas, entre mestrados e doutorados. Então, a Ufal vem fazendo, não só em Maceió, mas voltado para todos os campi, um processo de expansão qualificada”, comemorou.

Inclusão é fundamental

Quer uma palavra de ordem na atual gestão da Universidade Federal de Alagoas? É a inclusão! Por isso, o reitor Eurico Lôbo vibra ao falar do processo de interiorização: levar a Ufal para Arapiraca, Delmiro Gouveia e seus polos de ensino em Penedo, Palmeira dos Índios, Viçosa e Santana do Ipanema é considerada, em sua visão, uma ação primordial.

“Mas, precisamos avançar! E, dentro dessa perspectiva, estamos trabalhando na implementação do Campus Porto Calvo. Já é um fato concreto e ofertará cinco novos cursos. Portanto, finalizando mais essa etapa, serão cerca de 900 novas vagas, ampliando, cada vez mais, a oportunidade de os jovens alagoanos terem acesso ao ensino superior, que considero um passaporte de transformação social” ressaltou o reitor.

Eurico Lôbo apontou também o reforço em outras áreas, como infraestrutura e pesquisa. “Nossa intenção é reforçar cada vez a infraestrutura em todos os campi, fortalecer as unidades que desenvolvem pesquisa, ter uma relação mais forte com os órgãos de fomento, além de manter a aproximação e um diálogo aberto, franco e independente com o Estado nas mais diferentes esferas”, comentou.

Indicadores positivos

O reitor Eurico Lôbo também fez uma avaliação do crescimento de pessoal nos últimos anos. Segundo ele, houve um processo extraordinário de renovação, com a contratação de quase mil novos servidores, desde 2010, o que renova os ânimos de fazer da maior instituição pública de ensino superior de Alagoas, uma Universidade cada vez mais forte e disposta a crescer.

“Tive a honra de participar de dois mandatos como vice-reitor e, agora, como reitor da nossa Ufal… Sempre foram anos de muitos desafios. Desafios são constantes. Apesar de esse ano se anunciar como de dificuldades, estamos muito confiantes de que vamos conduzir a Universidade muito bem e continuar crescendo cada vez mais”, destacou o reitor.

Na infraestrutura, por exemplo, o crescimento é anunciado com o lançamento, segundo ele, de cerca de R$ 63 milhões em obras nos mais diferentes campi. O Campus A.C. Simões, em Maceió, dá início à obra do novo complexo poliesportivo – que teve um aporte financeiro e apoio decisivo do Ministério do Esporte, à época coordenado pelo alagoano Aldo Rebelo – e que vai colocar o curso de Educação Física com um dos melhores aparatos do Brasil.

“Estamos iniciando, também, a obra do prédio do curso de Medicina em Arapiraca, uma referência para a região. Esta é uma obra precursora de uma grande estrutura no município e temos outras obras, como o RU [Restaurante Universitário] também em Arapiraca, que será aberto a toda comunidade universitária; a exemplo de Delmiro Gouveia. Então, hoje, quem passa pelos campi da Ufal vê um canteiro de obras e isso num objetivo único de proporcionar uma melhor estrutura de trabalho, apoio acadêmico, para estudantes, servidores e professores”, vibrou o reitor Eurico Lôbo.

Por fim, ele parabeniza a todos que fazem a Universidade nas mais diferentes esferas, destacando a importância de cada um para o crescimento da instituição, não só em quantidade, mas também em qualidade. “Tenho a certeza de que estamos construindo uma instituição para o futuro e essa é uma missão de todos nós. Por isso, tenho que agradecer aos estudantes, aos docentes, aos servidores técnicos que têm nos ajudado a conduzir a Ufal a um patamar de excelência, sim, mas a um patamar de inclusão pela educação e pelo conhecimento. Portanto, parabéns a nossa Ufal”, concluiu Eurico Lôbo.