Programa de excelência da pós-graduação retoma atividades em 2015

Dois editais estão publicados e reuniões realizadas na Propep traçam ações para este ano

30/01/2015 17h33 - Atualizado em 30/01/2015 às 17h35
Simoni Meneghetti em reunião com a comissão de acompanhamento que visitou o Ceca

Keila Oliveira – estudante de jornalismo

O Programa de Qualidade e Excelência da Pós-graduação (PEXPG) da Universidade Federal de Alagoas, lançado em 2014, retoma as ações deste ano, visando à consolidação das atividades de pesquisa e pós-graduação.  Além de reuniões realizadas na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) para estabelecer o cronograma das ações, foram publicados dois editais para dar apoio a pesquisadores da instituição.

De acordo com a pró-reitora Simoni Meneghetti, os editais estão dentro do subprograma Publicação de artigos científicos e são baseados na permissa do PEXPG.  O Edital 01/2015 trata do apoio para revisão e tradução de manuscritos para o idioma inglês para publicação em periódicos qualificados de circulação internacional. O Edital 02/2015 é voltado para publicação de artigos em periódicos qualificados de circulação internacional.

Segundo Simoni, a Propep realizou, em dezembro de 2014, visitas de acompanhamento para avaliar programas de pós-graduação. O Centro de Ciência Agrárias (Ceca) recebeu a equipe de acompanhamento que busca promover a contínua avaliação de desempenho dos Programas de Pós-graduação (PPGs) da Ufal, visando atingir padrões de qualidade em nível nacional e internacional por meio do PEXPG.

A programação contou com a participação massiva de docentes e discentes, além de apresentações dos PPGs pelas coordenações e reuniões com docentes e alunos. De acordo com a pró-reitora da Propep, Simoni Meneghetti, todos os PPGs da Ufal serão acompanhados ao longo de 2015 e um diagnóstico do sistema de pós-graduação strictu senso da Ufal será elaborado, pois com as demandas mapeadas ações mais efetivas poderão ser implementadas.

Durante a programação, a Comissão de Acompanhamento elaborou relatório de recomendações, cujo intuito é apoiar o crescimento e consolidar as atividades de pesquisa e pós-graduação dos referidos PPGs, e contou com o apoio e participação da direção do Ceca durante as atividades.

Propep lança edital de custeio de publicação de manuscritos

Propep abre edital de apoio a revisão e tradução de textos