Maternidade do HU implanta protocolo de classificação de risco

Pacientes passarão por triagem e serão atendidas de acordo com a urgência do caso

26/01/2015 14h48 - Atualizado em 26/01/2015 às 14h49
Atendimento será de acordo com a urgência do caso

Ascom HU

A Maternidade Professor Mariano Teixeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas implantou o protocolo de acolhimento e classificação de risco. O início das atividades, que agora faz parte da rotina do setor de triagem da instituição, contou com a presença da Divisão de Enfermagem, Divisão do Cuidado e coordenadores da área. A implantação do acolhimento e classificação de Risco segue uma diretriz da política nacional de humanização do SUS, do governo federal, e tem por objetivo a organização do processo de trabalho, a qualificação da relação com o usuário do serviço e a otimização do atendimento na maternidade.

Com a implantação do protocolo, as gestantes que procurarem a Maternidade serão atendidas por um enfermeiro, que avaliará o caso como de necessidade aguda ou de urgência e, em seguida, encaminhadas ao médico. As normas implantadas pelo protocolo de acolhimento e classificação de risco na maternidade do HU segue as diretrizes das redes estadual e federal de saúde e são divididas em cinco grupos:

1 º grupo – Vermelho nível 1 – urgência máxima

Atender e encaminhar diretamente para atendimento médico, no pré-parto ou centro obstétrico.

2º grupo – Vermelho nível 2 – muito urgente

Atender em até 15 minutos, e encaminhar para consulta médica priorizada.

3 º grupo – Amarelo – urgente

Tempo estimado de atendimento em até 30 minutos, com reavaliação da enfermagem a cada 30 minutos e encaminhar para consulta médica.

4 º grupo – Verde – pouco urgente

Tempo estimado de atendimento entre 60 e 120 minutos, com reavaliação da enfermagem a cada 60 minutos e encaminhar para consulta médica. Informar expectativa de tempo de atendimento.

5 º grupo – Azul – não urgente

Avaliação médica por ordem de chegada. Pacientes nesta classificação podem receber encaminhamento ao Centro de Saúde da Família (CSF) de referência ou ambulatórios de especialidades na rede, com garantia de consulta médica e/ou cuidados de enfermagem. O encaminhamento poderá ser feito pelo serviço social ou pelo profissional designado pela instituição, via contato telefônico, situação que deve ser pactuada previamente. Deixar claro que as pacientes mais graves serão atendidas com prioridade.