Laboratórios da Ufal são abastecidos com vários tipos de vidrarias

Divisão de Compras da Superintendência de Infraestrutura recebeu os lotes para atender a demanda dos três campi

30/01/2015 11h18 - Atualizado em 02/02/2015 às 17h16
Vários tipos de vidraria foram adquiridos para os laboratórios.

Lenilda Luna - jornalista

Os laboratórios instalados nos três campi da Universidade Federal de Alagoas estão recebendo vários tipos de vidrarias adquiridos por meio de pregões. Os equipamentos eram muito aguardados pelos professores para as atividades práticas de ensino. Mais de 12 unidades da capital e do interior serão beneficiadas e o montante pago pelos produtos passa de R$ 100 mil.

"Faz tempo que estamos esperando esses equipamentos para repor o que faltava nos laboratórios de ensino. No IQB [Instituto de Química e Biotecnologia], não havia vidrarias suficientes para as aulas práticas para oito turmas. Agora, os quatro laboratórios vão funcionar com mais condições", ressaltou Ana Paula Souza Santos, química do IQB.

Os equipamentos estão sendo despachados para os laboratórios do IQB, Biotério Central, Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema), Centro de Tecnologia (Ctec), Instituto de Física (IF), Centro e Ciência Agrária (Ceca), Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Faculdade de Nutrição (Fanut), Campus do Sertão e Campus Arapiraca – unidades de ensino de Viçosa e Palmeira dos Índios. O valor total para os fornecedores de vidrarias adquiridos até o momento foi de R$ 108.903,95.

As empresas que venceram o pregão foram a Qualividros e Sportlabor. "Para 2015, está prevista a abertura de pregões para a compra de novos reagentes, equipamentos e EPI [equipamento de proteção individual]. Até o presente momento, foram adquiridos 214 itens diversos por meio dos pregões já operados. No último pregão, tivemos 100% de sucesso na compra", comemorou Raissa Cavalcante, assistente administrativa da Divisão de Compras da Sinfra.

Processo de compra

O grupo para elaborar o processo de compra para os laboratórios foi criado em outubro de 2013. Além de Ana Paula Souza, do IQB, fizeram parte da comissão a diretora da Divisão de Compras, Tallita Sanny, e o representante da Pró-reitoria de Gestão Institucional, Jarman Aderico. "Para levantar as demandas prioritárias dos laboratórios, foram convidados representantes de todas as unidades acadêmicas e campi. A partir daí, foi aberto um processo comum de compras via registro de preços", explicou Raissa Cavalcante.

O processo exigiu muita dedicação da equipe, porque são vários tipos de vidros bem específicos para os diversos experimentos realizados em laboratórios. "Fizemos 17 reuniões com a participação de dez unidades acadêmicas e organizamos planilhas listando os itens e as informações necessárias para a abertura das requisições de compras. Ainda em 2013, foi aberto o primeiro pregão para comprar reagentes químicos. Já em 2014, foram abertos cinco pregões, destinados à aquisição de vidrarias, reagentes, plasticaria e gases", detalhou Daniell Pontes, gerente de Patrimônio e Suprimentos da Divisão de Compras.

A compra no âmbito público envolve diversas etapas e o planejamento deve ser feito com antecipação e cuidado. "Deve-se determinar os itens necessários e seus quantitativos para o setor, avaliar o cadastro nos sistemas envolvidos, cotar os preços, justificar a aquisição, abrir a requisição de compras e acompanhar seu andamento, bem como participar da operação do pregão e acompanhar o processo de entrega pelo fornecedor. Assim, o grupo de laboratórios obteve êxito por participar ativamente de todas estas etapas, e serve como exemplo a ser seguido por toda a comunidade acadêmica", ressaltou Raíssa Cavalcante.