Laboratório da Ufal procura voluntários para participar de pesquisa sobre o sono

Público-alvo são adultos jovens e de meia-idade com ou sem distúrbios do sono; a inscrição é gratuita

22/01/2015 15h06 - Atualizado em 23/01/2015 às 09h46

Janaina Alves – relações públicas

Jovens e adultos de ambos os sexos, entre 20 e 59 anos, com grau de escolaridade a partir do ensino médio, podem se inscrever para participar de pesquisa sobre o sono, promovida pelo Laboratório de Eletrofisiologia e Metabolismo Celular do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), da Universidade Federal de Alagoas. Estão sendo oferecidas 160 vagas para voluntários que serão divididos em quatro grupos diferentes; para participar não é necessário ter queixas de distúrbio do sono.

O objetivo do estudo é realizar uma análise do padrão do sono dos voluntários e, com base nos resultados de testes, categorizá-los em bom ou mal dormidores. Além disso, a pesquisa busca estabelecer uma relação entre a qualidade do sono e a memória operacional ou do trabalho, que é responsável pela prática de várias atividades cognitivas.

O Laboratório de Eletrofisiologia e Metabolismo Celular é coordenado pela professora Adriana Ximenes da Silva e a pesquisa está sendo conduzida por Luciane de Souza, que integra a equipe do estudo. Para Luciane, o diferencial dessa pesquisa em relação a outras do mesmo segmento é que acontece no ambiente natural do indivíduo. “Em algumas pesquisas sobre o sono as pessoas ficam enclausuradas para a realização de testes. Nós realizamos os testes uma semana antes e uma semana depois do estudo, mas a pessoa permanece com sua rotina normal, sendo monitorada por um aparelho”, disse.

Os interessados podem se informar por meio da página do grupo em rede social Facebook. Contatos: profa.luciane_sleepgroup@yahoo.com.br ou pelo telefone 8115-6444.