Grupo de pesquisa promove ações voltadas para o idoso

Convite é dirigido a estudiosos de diversas áreas; próxima reunião acontece na primeira terça-feira de março

15/01/2015 10h00 - Atualizado em 19/01/2015 às 10h25

Pedro Barros - estudante de Jornalismo 

O Grupo Multiprofissional de Pesquisas com Idosos da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Universidade Federal de Alagoas convida professores, estudantes e profissionais que tenham interesse em pesquisar temas relacionados ao idoso em vários contextos, como rua, hospital, domicílio e instituições de longa permanência. A necessidade atual do grupo é a adesão de pessoas dos cursos de Dança, Teatro, Medicina, Direito, Educação Física, Arquitetura e demais cursos que desejem colaborar de forma multiprofissional. 

Segundo a coordenadora, Elizabeth Souza, professora da Esenfar, o grupo conta no momento com residentes de farmácia, serviço social e enfermagem que atuam no Hospital Universitário, docentes enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos, além de discentes de Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Letras, Odontologia e Música. 

Conforme a docente, as primeiras atividades têm sido de interação do grupo no tema e de inclusão das pesquisas já existentes. "Agora estamos pensando nos próximos estudos que poderemos desenvolver, depois iremos analisar as legislações relacionadas aos idosos e assim por diante; estamos nos preparando cientificamente", explicou. "O grupo está aberto a participação de outras universidades. Alunos da Fits [atual Unit] e Uncisal têm colaborado conosco e essa participação tem tornado a experiência muito interessante", informou. 

A ideia de criar o projeto já existia há muito tempo na mente de Elizabeth, mas só pôde ser concretizado após o término do seu doutorado, em fevereiro do ano passado. "Como ainda não era doutora, não podia iniciar um grupo no CNPq [órgão que fomenta pesquisas científicas no Brasil]. Então, assim que cheguei fiz a solicitação e começamos o trabalho em outubro", explicou a professora. 

O objetivo é que saiam vários projetos do grupo, não só para pesquisa, mas que também intervenham diretamente na realidade dos idosos. Um exemplo de extensão é o projeto Atenção ao idoso: ações interdisciplinares de saúde, vinculado ao Programa de Ações Interdisciplinares da Ufal (Painter). "Essa iniciativa visa desenvolver ações de saúde com idosos institucionalizados e da comunidade. Foram recrutados seis alunos de cursos diferentes e os mesmos já fazem parte do Grupo Multiprofissional", destacou Elizabeth. 

No dia 24 de janeiro, no Campus A.C. Simões, em Maceió, o grupo vai integrar o Circuito Saúde, com a Estação Ser Idoso.

Contato 

As reuniões são mensais e ocorrem na segunda terça-feira do mês, no prédio da Esenfar. A professora informa que os interessados podem contactá-la por meio do e-mail: elmososo@gmail.com.