Esenfar participa das atividades do Circuito de Saúde 2015

Aferição de pressão, glicemia e palestras educativas foram uma das ações realizadas durante a atividade

28/01/2015 12h49
Crianças participantes do 1º Circuito Saúde

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

A Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) esteve presente durante o Circuito de Saúde, realizado no último sábado (24) no Campus A.C. Simões, em Maceió. O projeto faz parte da programação do Ufal Verão 2015, que acontece até dia 30, e é voltado a toda comunidade acadêmica e à sociedade.

Este ano foram desenvolvidas diversas atividades pela Esenfar durante o Ufal Verão 2015. Entre elas, três oficinas, consulta de enfermagem para a comunidade, aferição de pressão e glicemia, educação de saúde para crianças e adolescentes através de fantoches e palestras educativas que abordaram temas como o sexo na adolescência, cuidados com a alimentação, higiene e saúde bucal.

De acordo com a professora da Esenfar, Amuzza Ayla, e coordenadora da Tenda de Atenção à Saúde durante o circuito, as ações contaram com a presença de 18 alunos de Enfermagem que atenderam mais de 50 pessoas durante a atividade. Foram atendidos grupos de crianças, adolescentes e adultos da comunidade do entorno durante todo o sábado.

“Nosso objetivo foi o de divulgar o trabalho da Esenfar para que a comunidade conheça o fazer da enfermagem, além de orientarmos as pessoas sobre os riscos que elas podem ter em relação à saúde e doenças como hipertensão e diabetes. Outro ponto importante de participar do circuito é o de estimular os alunos a estarem presentes em eventos desse porte como forma de divulgarem o trabalho que eles fazem durante todo o ano aqui na Ufal”, ressaltou Amuzza.

Segundo a professora, alguns casos detectados como críticos foram encaminhados pela equipe de enfermagem aos profissionais da Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal. Amuzza contou que a equipe constatou que duas pacientes que participavam da pré-consulta necessitavam de uma assistência específica e foram guiadas para a Famed e posteriormente ao Hospital Universitário (HU).