Boas práticas alimentares são abordadas em cursos de verão da Ufal

Faculdade de Nutrição promoveu atividades em Maceió e no interior, durante a semana passada

26/01/2015 12h14
Curso ofertado pela Fanut ensina técnicas e receitas para combate da obesidade e doenças cardiovasculares

Déborah Moraes - estudante de Jornalismo

O curso Alimentação Saudável para doenças crônicas, ofertado pela Faculdade de Nutrição (Fanut), em parceira com o curso de Serviço Social, abordou durante toda a semana boas práticas alimentares em combate a doenças crônicas, como obesidade e doenças cardiovasculares. Aliando teoria e prática, o curso foi ministrado em Maceió e no interior, no assentamento agrícola Zumbi dos Palmares, em Branquinha.

Voltado exclusivamente para camponesas que já participam de projetos de extensão da Fanut, Colhendo Bons Frutos e Feira Orgânica e, em parceira com outros projetos como o Redusal e Zero Trans, o curso reuniu cerca de 24 mulheres de Maceió, Murici, Branquinha e São Luiz do Quitunde para a troca de experiências culinárias.

De acordo com a professora Ana Paula Grotti, à frente da iniciativa, a motivação é aproximar as comunidades que já são atendidas pela Ufal, oportunizando uma capacitação que as ajudarão no subsídio familiar e na manutenção da própria saúde. "A intenção em oferecer essa capacitação se deu por percebermos dentre essas mulheres um alto índice de obesidade e a necessidade que elas têm de adequar a cultura agrícola familiar às vendas de merenda escolar. Com o curso elas aprenderam novas receitas e a manipulação segura do alimento, dentro do conceito de saúde", explicou a professora.

Com dois dias de atividade práticas em Maceió, no Laboratório de Dietética, do Campus A.C. Simões, com a participação da Chef de Cozinha Mariana Bernardes, professora do curso de Gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau, as participantes puderam aprender novas receitas e adaptação de receitas que elas já conhecem, com a troca de ingredientes para a baixa indução de gordura e sal.

Para a agricultora Vanilda Pereira, do assentamento Duas Barras 2, de São Luiz do Quitunde, que está se propondo a iniciar um plantio orgânico, o curso é uma maneira de ampliar os conhecimentos, cuidar da própria saúde e disseminar conhecimento dentro de sua comunidade. "A gente sempre faz as coisas do jeito que a avó ensinou e não entende o porquê algumas coisas dão certo e outras não. Aqui a gente está aprendendo novas técnicas e entendendo essas técnicas. Sem falar nas receitas, que muitas eu não conhecia. Com certeza vou utilizar o que eu aprendi na vida cotidiana, com a família e transmitir às minhas companheiras também. Eu me interesso em aprender sempre mais e espero que hajam outras oportunidades", falou Vanilda.

O curso aconteceu segunda e terça, em Branquinha, quarta e quinta-feira, em Maceió, e teve as atividades encerradas na sexta-feira (23), novamente em Branquinha.