Bloco “Filhinhos da Mamãe” faz homenagem a Nise da Silveira

Desfile será na sexta-feira, 6, e a programação começa às 20h, no Museu Théo Brandão

28/01/2015 13h12 - Atualizado em 28/01/2015 às 15h10
Público presente no carnaval 2012 (foto Alberto Jorge)

Público presente no carnaval 2012 (foto Alberto Jorge)

Jacqueline Batista – jornalista colaboradora

Chegou a hora de preparar a fantasia porque na sexta-feia, 6, a partir das 20h, “a mamãe” vai receber seus “filhinhos” no pátio do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) da Universidade Federal de Alagoas. Em 2015, a grande homenageada do bloco carnavalesco será a psiquiatra alagoana Nise da Silveira.

Neste ano, os organizadores não fugiram da tradição de criar títulos extensos para o tema carnavalesco. Com o objetivo de prestar homenagem à psiquiatra e aos 200 anos de Maceió, a festa é intitulada A fantasia da loucura é terapia de alegria. Foi por isso que reinou nossa Nise da Silveira lá na casa das Palmeiras. Pois que toquem os clarins e estrondem os batuques, que o Filhinhos da Mamãe tem amor por Maceió pra mais de 200 anos!.

Dessa vez, a boneca gigante “mamãe” será apresentada com uma roupa bem diferente. O figurino é uma criação do decorador Gil Lopes e a execução é de Roberto Gomez. Um dos organizadores do bloco, Ronaldo de Andrade, explica que a roupa é estilizada e reúne elementos que referenciam o aniversário de 200 anos de Maceió, com a renda filé e as cores da bandeira em laços de presente, que ficam em volta da saia.

A cabeça será ornamentada com um chapéu de plumas, cuja aba terá um gato. Um segundo gato ficará no braço da boneca. Os felinos são uma alusão ao trabalho da psiquiatra. Ela costumava chamá-los de coterapeutas e aproximava os pacientes dos gatos para facilitar a cura.  “Pela primeira vez, a mamãe vai usar chapéu, em referência ao período de juventude de Nise da Silveira, quando o chapéu era muito utilizado pelas mulheres”, disse Ronaldo.

A maceioense Nise da Silveira nasceu em 1905.  Foi a única mulher a se formar em Medicina, na Bahia, em uma turma de mais de 150 homens. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde morou até a morte, aos 94 anos. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente por revolucionar o tratamento psiquiátrico vigente na época. Ela fundou o Museu de Imagens do Inconsciente e a clínica Casa das Palmeiras, ambos no Rio de Janeiro. A ideia de homenagear a ilustre alagoana surgiu de um dos “filhinhos”, o folião Roberto Nobre, durante uma reunião festiva. O bloco vai reunir os parentes de Nise da Silveira para prestar uma homenagem durante a concentração.   

A programação começa às 20h, com show de frevo da cantora Vânia Garcia. Às 21h30, acontece a abertura com Leureny Barros cantando o hino oficial “Mamãe, yes”. Às 22h, é a vez do concurso Pedro Tarsan de melhor fantasia de 2015. Às 22h30, será realizada uma homenagem à capital alagoana, com um boi de carnaval de Maceió, junto com o boi Dragão Lajense. Às 23h, será lançado o novo hino do bloco, de autoria do maestro Rocha, da orquestra de frevo Temperado, de Penedo.

À meia-noite, o bloco sai do Museu em direção à Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, em Jaraguá. No percurso, acontece a tradicional “apoteose de mamãe”, na Associação Comercial. É o momento em que a boneca gigante é levada, pelos guardiões, até o alto da escadaria do prédio histórico para ser admirada pelos foliões. O desfile é finalizado em frente à igreja, quando é feita uma louvação a Alagoas.

O bloco Filhinhos da Mamãe foi fundado em 1983 por artistas da Associação Teatral das Alagoas (ATA) e da Cia Teatral Comédia Alagoense. Os fundadores inspiraram-se no espetáculo teatral Estrela Radiosa. O evento é aberto ao público. Mais informações pelos telefones 3214-1716/1715.