Ufal entra em recesso acadêmico

Saiba como fica o funcionamento de alguns setores durante este período

22/12/2014 16h13

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo e Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está em clima de férias. Desde o último sábado (20), entraram em recesso acadêmico o Campus A.C. Simões, em Maceió, as Unidades de Ensino em Penedo, Palmeira dos Índios, Viçosa e o Centro de Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo, até o dia 8 de março. Durante este período, setores da instituição estarão com horários especiais de funcionamento e você confere abaixo algumas dessas alterações.

O Restaurante Universitário (RU) estará aberto para a comunidade universitária apenas no horário do almoço (das 11h30 às 14h) de 5 de janeiro até a volta às aulas. O jantar será servido apenas aos moradores da Residência Universitária (com exceção dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro). Os bancos (do Brasil, Caixa Econômica e Santander), por sua vez, funcionam das 9h às 15h até 22 de fevereiro de 2015 quando acaba o horário de verão. A partir daí, os horários voltam ao normal, das 10h às 16h.

Quem quiser utilizar os serviços da Biblioteca Central (BC) deve ficar atento: a direção avisa que o setor estará em funcionamento das 8h às 18h até a volta às aulas e frisa que os livros em empréstimo podem ser entregues até o dia 14 de março sem qualquer pagamento de multa. Além disso, reforça aos usuários que por conta da atualização anual do sistema, qualquer serviço de interesse deverá ser feito presencialmente na sede da BC, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Já a Transpal informou como será seu funcionamento durante o recesso natalino. Nos dias 24 e 31 deste mês, estará aberta das 10h às 12h. As atividades retornam normalmente após o Natal, a partir do dia 26 e após o Réveillon, a partir de 2 de janeiro. O órgão reforça também que os pedidos de carga do Cartão Bem Legal pagos no dia 24 de dezembro serão disponibilizados para recarga a partir da meia-noite do dia 29. Os que forem pagos no dia 31, poderão ser recarregados a partir do dia 5 de janeiro. Quanto aos ônibus que circulam pelo Campus A.C. Simões, em Maceió, segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), estarão com o percurso normal.

Servidores fazem revezamento

Conforme Ofício-Circular nº 08/2014/SEGEP/MP, os setores da Reitoria devem elaborar um revezamento nas duas últimas semanas de 2014: a primeira, de 22 a 26 de dezembro e a segunda, entre os dias 29 de dezembro e 2 de janeiro de 2015. Com esse feito, os setores devem preservar os serviços essenciais, em especial, todo e qualquer atendimento ao público. O decreto recomenda ainda que o recesso deverá ser compensado pelos servidores na forma do inciso II do art. 44 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, até o dia 31 de março de 2015. Leia mais clicando aqui.

Campi do interior

Os calendários dos campi Arapiraca e Delmiro Gouveia, assim como a Unidade de Santana do Ipanema, têm uma programação diferenciada. Desde o último sábado (20), as aulas entraram em breve recesso e serão retomadas para continuação e finalização do segundo semestre letivo de 2014 no próximo 12 de janeiro. O período se encerra em 7 de março e as aulas do primeiro semestre de 2015 têm início no dia 23 daquele mês.