Programa de Pós-graduação em Física aprova Doutorado Interinstitucional

Ufal será a instituição ofertante em parceria com o Instituto Federal do Piauí

15/12/2014 12h06 - Atualizado em 15/12/2014 às 14h22

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora 

Esta é a primeira vez que a Universidade Federal de Alagoas tem um doutorado interinstitucional aprovado como instituição ofertante. O convênio foi realizado entre o programa de pós-graduação em Física da Ufal (que atuará como instituição promotora por ter conceito 5) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) como instituição receptora. 

Com o convênio, 12 professores do IFPI receberão a formação de doutores através do programa de pós-graduação em Física da Ufal. Segundo o professor Marcelo Lyra, do Instituto de Física (IF), isto trará aos professores do Piauí conhecimentos avançados que permitirão aos mesmos criar outros grupos de pesquisa no Instituto, com grande impacto na qualidade das atividades de ensino e na produção científica da instituição. 

Já a Ufal será beneficiada não apenas pelo aumento de seu corpo discente, como também pelo estabelecimento de um programa de intercâmbio acadêmico e científico com o IFPI, consolidando assim seu papel de destaque dentre os programas de pós-graduação da região. “Atualmente o programa de pós-graduação em Física da Ufal tem atraído estudantes de vários estados do Norte e Nordeste do País” afirma o professor. 

Os projetos de Dinter têm como objetivo permitir a utilização da competência de programas de pós-graduação avaliados com nota igual ou superior a 5 e reconhecidos pelo CNE/MEC para, com base em formas bem estruturadas de cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de doutores em regiões que se encontram fora dos centros consolidados em ensino e pesquisa”, explica Marcelo Lyra. 

Segundo ele, o foco de cada projeto de Dinter submetido à avaliação da Capes deve ser a formação de um único grupo de alunos de doutorado, realizada, majoritariamente, no espaço físico da instituição receptora beneficiária do projeto. “As atividades de ensino e pesquisa devem preservar o mesmo nível de qualidade do programa promotor, bem como atender aos requisitos e critérios estabelecidos em edital específico. A instituição promotora tem, necessariamente, que ser responsável pelo curso a ser ofertado por seu programa de pós-graduação na instituição receptora”, explica. 

A seleção dos professores do IFPI será realizada em fevereiro juntamento com o exame de qualificação de doutorado dos alunos regulares do programa. As atividades de ensino e pesquisa terão início em março. Os professores do Instituto Federal farão visitas trimestrais à Ufal quando realizarão atividades de pesquisa e cursarão disciplinas. Estão programadas também visitas de docentes da Universidade ao Piauí para ministrarem cursos especializados. Através deste convênio será criado um laboratório de pesquisa em óptica no IFPI sob a consultoria dos docentes da Ufal. 

Como primeira atividade do convênio, a partir de janeiro a Ufal passa a ofertar um curso de férias de três disciplinas básicas no curso de Física: Eletromagnetismo, Mecânica Quântica e Física Estatística.