Novos prédios reafirmam compromisso da gestão com a comunidade acadêmica

Em dezembro, reitor Eurico Lôbo teve semana de inaugurações nos campi A.C. Simões e Arapiraca e destacou crescimento da Universidade

30/12/2014 15h18
Reitor Eurico Lôbo e diretores do Campus Arapiraca fazem o descerramento da placa do bloco de coordenações

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Infraestrutura sempre foi uma das prioridades da gestão do reitor Eurico Lôbo e da vice-reitora Rachel Rocha. E, neste mês de dezembro, foram inaugurados oficialmente diversos prédios nos campi A.C. Simões, em Maceió, e Arapiraca, reafirmando o compromisso desta gestão com a comunidade acadêmica. Além de destacar o crescimento da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nos últimos anos, o reitor também assinou outros dez contratos que garantem a execução de novas obras já no início de 2015.

Em Maceió, foram inaugurados oficialmente os prédios do Restaurante Universitário (RU) e da Residência Universitária Alagoana (RUA). Mesmo que tardia, a solenidade foi considerada uma forma de celebrar as conquistas da comunidade acadêmica. "É preciso ter um momento para confraternizar os fatos. Esta é uma grande conquista para os estudantes em vulnerabilidade social e para todos os que necessitam dessa assistência", enfatizou o reitor.

Ainda na mesma semana, no Campus A.C. Simões, em Maceió, Eurico Lôbo entregou o novo prédio do curso de Biblioteconomiaum bloco de salas de aula no Instituto de Ciências Biológicas e de Saúde (ICBS), o Espaço de Convivência da Faculdade de Odontologia (Foufal), além da extensão do prédio do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema), cujo funcionamento se dará já no primeiro semestre letivo de 2015. Já o Campus Arapiraca foi contemplado com o bloco de coordenações dos 14 cursos de graduação.

O reitor recordou as lutas da reitora honorária, Ana Dayse Dórea (à época, ele era vice-reitor) e reforçou que as inaugurações são momentos de orgulho e alegria. “Foram muitas dificuldades, desistências, cancelamento e reabertura de processos, mas aqui estamos. Não posso também esquecer o papel fundamental da Sinfra [Superintendência de Infraestrutura] em todos esses processos e dizer que, muitas vezes, a universidade acaba sendo a extensão da nossa casa, portanto é importante realizar ações que possam dar mais conforto à toda comunidade, seja em Maceió, Sertão ou Arapiraca, como fizemos com o bloco de coordenações, refletindo o compromisso institucional e sua importância para o desenvolvimento da região Agreste”, salientou.

O que vem por aí

Na última quarta-feira (24), o reitor assinou outros dez contratos para ampliação dos três campi da Universidade. Dentre as novidades, destacam-se o prédio do curso de Medicina do Campus Arapiraca, que terá 26 mil m². Esta é uma obra orçada em R$ 13 milhões com recursos federais, oriundos do Projeto de Expansão para os cursos de Medicina do país.

Além disso, a garantia da construção da primeira etapa da sede da Unidade de Santana do Ipanema foi comemorada pelo diretor Agnaldo Santos. “A obra vem atender aos anseios da comunidade acadêmica. O investimento caminha com a necessidade de ampliação para tornar forte a Ufal no interior, porque sem educação não há desenvolvimento e temos o compromisso de melhorar os índices sociais do Estado”, frisou.

Os contratos foram assinados com as empresas Construtora Pereira & Cavalcante, Cony Engenharia Ltda., VR Consultoria Ltda. ME, Focus Construções Ltda – EPP e Sandaluz – Fabricação e Montagem de Estruturas Metálicas – EPP. Conforme os contratos, as demais obras com início em janeiro de 2015 serão a construção do acesso e da guarita lateral e da rede lógica do data center modular pré-fabricado, a sala cofre, no Campus A.C. Simões, em Maceió; a conclusão da piscina semiolímpica do Campus Arapiraca, do laboratório de Ecologia e das subsedes do Centro de Referência de Áreas Degradas do Baixo São Francisco (Crad).

Leia mais clicando aqui.