Faculdade de Serviço Social comemora 10 anos do programa de pós-graduação

Evento apresentou grupos de pesquisa, história do mestrado e perspectivas para os próximos anos

10/12/2014 17h04 - Atualizado em 15/12/2014 às 15h28
Professora Valéria Correia presidiu a mesa e falou que a Faculdade de Serviço Social tem motivos para comemorar

Wende Evangelho - estudante de Jornalismo

O curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu na manhã desta terça-feira (9) mais uma atividade em comemoração aos dez anos do Programa de Pós-graduação. Durante o seminário comemorativo, realizado no auditório Vera Rocha, situado no Campus A.C. Simões em Maceió, foram apresentados os grupos de pesquisa, a história do mestrado e as perspectivas para os próximos anos.

A professora Rosa Prédes, uma das responsáveis de construir a proposta do mestrado submetido a Capes, enxerga que nesses dez anos houve um amadurecimento da pesquisa. "Você não pode manter um programa de pós-graduação se você não tem pesquisa consolidada. Em geral as pessoas pensam no mestrado como a aula que você assiste e na dissertação que você vai defender. Mas, na verdade, isso só acontece se porque existem grupos de pesquisa e pesquisadores com alunos de graduação e de pós desenvolvendo os estudos", explicou.

O curso tem como objetivo ir além da formação de recursos humanos, que em geral desenvom atividades de pesquisa e docência.  Segundo a professora, os alunos saem do mestrado com uma consciência crítica. "Pela fundamentação teórica, os grupos de pesquisa estudam a Teoria Crítica, não só a partir de Marx, mas também dos interpretes de Marx. Entendemos que a universidade pública tem essa função, de não só de formar para o mercado de trabalho, mas também colaborar para a consciência crítica da sociedade", contou.

Perspectivas futuras

O Programa de Pós-graduação em Serviço Social chega aos 10 anos com nota 4 na avaliação da Capes e tem a possibilidade de abrir o curso de doutorado. De acordo com a coordenadora da Faculdade de Serviço Social (FSSO), Valéria Correia, o mestrado vem conquistando motivos para comemorar, pois a unidade de ensino tem produzido bastante.

"Temos uma perspectiva concreta do curso de doutorado, já que estamos em elaboração do projeto. Agora estamos completando 73 dissertações defendidas, ao logo desses 10 anos. Temos o primeiro doutor egresso do nosso curso. Estamos partindo para a 4ª coletânea de publicações de nossos trabalhos. Além de estarmos em um processo continuo de qualificação dos professores, com quatro pós-doutorandos e mais dois devem sair para o pós-doutoramento", comemorou Valéria.