Edufal apresenta edital para publicação de livros na 7ª Bienal do Livro de Alagoas

Interessados podem se inscrever até 20 de fevereiro; 60 obras serão selecionadas

18/12/2014 14h01 - Atualizado em 19/12/2014 às 11h56
Stela Lameiras, diretora da Edufal, anuncia edital e comemora a consolidação da Bienal como grande evento literário

Wende Evangelho - estudante de Jornalismo

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) realizou, na manhã da última sexta-feira (12) a apresentação dos editais para publicação de obras financiadas pela Ufal durante a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Os interessados têm até o dia 20 de fevereiro para se inscrever. O anúncio era aguardado pela comunidade acadêmica e sociedade alagoana, que lotou a sede da editora, localizada no Centro de Interesse Comunitário (CIC). Na ocasião, houve ainda o lançamento de duas obras, voltadas para área da saúde.

O primeiro dos editais, Prêmio Gilberto de Macêdo, busca homenagear o médico, escritor e professor aposentado da Ufal. Um dos fundadores da Faculdade de Medicina e Filosofia, ele também foi membro da Academia Alagoana de Letras. As obras deverão ser da área da saúde, havendo primeiro, segundo e terceiro lugar. O segundo irá contemplar 60 títulos e, desse total, 10% das obras deverão ser voltadas para temáticas de Maceió, contemplando assim o bicentenário da cidade.

Para participar do edital o escritor terá que comprovar vínculo atual ou antigo com a Universidade. Quem quiser conferir o edital pode acessar o site da Edufal ou ler o edital disponível em anexo no final da página.

Palavras, sons, imagens: universos de sentidos.

Esse é o tema da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontecerá do dia 20 a 29 de novembro de 2015, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá. O evento vai homenagear as belezas do Estado e, em especial, da cidade de Maceió. De acordo com a diretora da Edufal, Stela Lameiras, a Universidade se destaca na organização do evento. "A Edufal se orgulha de ter consolidado a realização da Bienal ao logo de sua história. A Ufal é a única universidade pública a promover, organizar e realizar uma Bienal", ressaltou.

Na última edição, teve mais de 30 mil títulos expostos para as mais de 252 mil pessoas que passaram pelo Centro de Convenções. Para a coordenadora do Movimento pela Paz e Não-violência (Movpaz), Maristela Pozitano, a Bienal abre espaço para educação na sociedade alagoana. "É muito importante que a gente tenha espaços como esse aqui em Alagoas. É um momento onde as pessoas vão ter acesso ao conhecimento, a informação, a livros e a pessoas", destacou.

Lançamento de novas obras

Ainda na manhã da última sexta-feira, a Edufal promoveu o lançamento de duas obras, voltadas para o campo da saúde. As publicações lançadas procuram atender a necessidade dos profissionais que trabalham nessa área.

O professor Edgar Valente apresentou o livro Hernioplastia Inguinal Livre de Tensão de Lichtenstein, que visa dar os fundamentos básicos para o tratamento da Hérnia com anestesia local e preservar a técnica Lichtenstein, que traz bons resultados para o sucesso do tratamento da doença. Para ele, a Edufal é imprescindível no conhecimento do seu trabalho. "A chanceler da Edufal inegavelmente é importantíssima, porque ela nos da um apoio não só a nível da divulgação local, como também a nível da divulgação em todo o Brasil", afirmou.

Já o segundo livro, O processo de (des)identidade profissional da Enfermagem, originou-se de um projeto de pesquisa iniciado em 2013, que trabalha a questão da antologia das necessidades humanas básicas que revisão a Teoria da Enfermagem. Um dos autores, o professor Sóstenes da Silva, traça o panorama da enfermagem brasileira. "A gente discute, no caso brasileiro, em especifico, como a enfermagem, ao longo do processo sócio-histórico, vai assumindo novas identidades, em função do reordenamento do processo de reestruturação produtiva", explicou.

Veja aqui o Edital Gilberto de Macedo.