Curso de Enfermagem comemora 40 anos

Comemorações aconteceram na sexta-feira com direito à Parabéns Pra Você

17/12/2014 11h02 - Atualizado em 17/12/2014 às 17h49
Celebração dos 40 anos do curso terminou com uma grande confraternização de todos os presentes

Celebração dos 40 anos do curso terminou com uma grande confraternização de todos os presentes

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo 

Na tarde da última sexta-feira (12), o curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) comemorou 40 anos de fundação com uma programação especial. Homenagens e parabéns pra você marcaram a celebração,  que foi realizada no auditório professora Vera Rocha, situado no Campus A.C. Simões, em Maceió. 

O primeiro curso de Enfermagem do Estado iniciou a celebração comemorativa com a formação da mesa de autoridades presidida pelo pró-reitor de Graduação, Amauri Barros. Estiveram presentes também a coordenadora de pós-graduação do curso, Célia Rozendo; o representante do Centro Acadêmico, Leonardo Tavares e a presidente regional da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Lenira Maria de Almeida, além de alguns homenageados. 

Durante a mesa todos os convidados destacaram a importância que o curso de Enfermagem teve para a história da saúde pública em Alagoas e no Brasil. Logo em seguida, a professora Lenira Maria de Almeida quebrou o protocolo e homenageou o curso e as professoras Regina Santos e Maria Cristina Trezza com placas de honra e a todos os enfermeiros formados na Ufal, que já haviam sido membros da Aben, com rosas amarelas. 

Em seguida, o pró-reitor Amauri Barros encerrou a mesa destacando a qualidade e o empenho daqueles que faziam o curso como fator determinante para sua trajetória. “A qualidade e o impacto social que o curso de enfermagem tem hoje se deve ao grupo coeso, parceiro e comprometido, que junto com a Universidade, vem dando grande contribuição para nossa comunidade e hoje alcança níveis de excelência, por meio de uma história muito rica. Meus parabéns e sucesso a essa jovem senhora ‘quarentona’”, finalizou brincando.

Premiação especial

Houve também a entrega de certificados em homenagem a alunos e professores que foram destaque na trajetória do curso: A primeira chefe de Departamento, Rosa Medeiros; primeira coordenadora de Curso, Vera Rocha (In Memorian); especialista, Judite Feitosa; primeira mestre, Lígia Sobral; primeira diretora do HU, Lúcia Leite, primeira presidente do Centro Acadêmico, Wellignton Medeiros, primeira doutora, Célia Rozendo e primeira pós-doutora, Ruth França, além de todos os membros do primeiro Corpo Docente. 

Logo após, foi dado início à mesa redonda: Do que se tem escrito sobre o Curso de Enfermagem da Ufal, onde foram apresentados quatro trabalhos científicos de pesquisa que exploravam a história da enfermagem em Alagoas e do curso pelos enfermeiros Yanna Cristina Nascimento, Leonardo Tavares, Laís Costa e Amanda de Macedo. 

Como última atividade da tarde, houve o descerramento da placa que nomeava o antigo auditório do CSAU, como auditório Professora Vera Rocha, enfermeira fundadora do curso de graduação de Enfermagem na Ufal, falecida em 2011. Além disso, todos os presentes, professores, alunos, ex-professores, ex-alunos e técnicos servidores cantaram Parabéns pra Você para o Curso e comemoram com bolo e champanhe, em meio à exposição das fotos e listagens de todas as turmas formadas pelo curso que ficaram expostas no hall do auditório. 

Vale reforçar que em paralelo a esta comemoração, o curso realizou o maior evento de enfermagem do Estado, que aconteceu do dia 10 até a manhã do dia 12 de dezembro, englobando simultaneamente três eventos: o Seminário Nacional de Enfermagem, Saúde e Vulnerabilidade Social, o 16º Seminário de Pesquisa de Enfermagem (Sepenf) e o 2º Encontro Alagoano de Pós-Graduação em Enfermagem.