Curso de Biblioteconomia recebe novo prédio

Técnicos, professores e gestores comemoraram novas instalações

15/12/2014 11h39 - Atualizado em 15/12/2014 às 14h20
Reitor Eurico Lôbo inaugura o novo prédio de Biblioteconomia

Reitor Eurico Lôbo inaugura o novo prédio de Biblioteconomia

Dilson Fidelis – estudante de Jornalismo 

Na manhã da quinta-feira (11) foi realizada a cerimônia que inaugurou oficialmente o novo prédio do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas. O prédio, que começou a funcionar no segundo semestre deste ano, é uma grande conquista para toda a instituição. “O prédio é um sonho desde a inauguração do curso em 1998. É um projeto que não é só dos professores, mas da administração central da Universidade. A Biblioteconomia cria uma identidade. Na verdade, redimensiona toda a prática administrativa, pedagógica e docente”, destacou o coordenador Edivânio Duarte. 

O novo bloco possui toda uma estrutura planejada, com ferramentas necessárias para formar, da melhor maneira possível, novos profissionais da área. Possui dois laboratórios de Tecnologia da Informação, além de outros para Gestão Eletrônica de Documentos, Técnicas Documentárias, Conservação e Restauração. Tem ainda uma Biblioteca Escola e o Centro Acadêmico, além de duas salas de aula, uma de pesquisa e uma de extensão, áreas administrativas e espaços reservados para professores. 

Eu lembro da professora Silvia Cardeal, atual pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, que alimentou esse projeto numa época onde o curso era desprovido de estrutura, de professores e espaço. O que a Universidade está fazendo pela Biblioteconomia é referendar compromissos que cada um dos professores tem com a instituição e na formação dos nossos jovens. Parabéns a todos da Biblioteconomia, ao Ichca [Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes] e, daqui para frente, espero que possamos ter vários momentos de sucesso”, saudou o reitor Eurico Lôbo. 

A vice-coordenadora do curso, Adriana Lourenço, declarou sua felicidade, como professora, de estar participando deste momento único. “O corpo discente, com essa nova fase começa a se encontrar, a fazer parte de uma equipe forte dentro da Universidade. Além dos laboratórios e salas técnicas, os professores têm uma liberdade maior para criar grupos de estudo, projetos de extensão e de pesquisa e a implantação de um periódico cientifico, além dos cursos de continuidade. Tudo isso graças a esse novo espaço”, comemorou. 

Sobre o curso 

Embora tenha como objetivo formar bibliotecários, o curso, por sua vez, ultrapassa essas fronteiras. Atualmente, o profissional não só exerce a função dentro das bibliotecas, mas passou a ter uma atuação muito mais ampla, lida com planejamento, organização e gestão da informação, estando dentro de grandes empresas, escritórios jurídicos, hospitais, organizações não governamentais, e várias outras instituições. 

Na maior instituição pública de ensino superior de Alagoas, o corpo docente do curso de Biblioteconomia é formado por 12 professores, sendo 4 doutores e 3 professores em processo de doutoramento. Recentemente, os docentes Iuri Rizzi, Nelma Camelo e Adriana Lourenço foram aceitos em doutorados na Faculdade Federal Fluminense, Faculdade Federal de Santa Catarina e na Ufal, respectivamente.