Ano letivo de 2015 na Ufal começa dia 9 de março

Data é válida para o Campus A.C. Simões, em Maceió, e para as unidades do interior em Penedo, Palmeira dos Índios e Viçosa

26/12/2014 17h10 - Atualizado em 27/12/2014 às 11h40
Reunião com a vice-reitora, Rachel Rocha, Pró-reitoria de Graduação, Copeve, DRCA e Procuradoria Federal

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O ano letivo de 2015 na Universidade Federal de Alagoas começa no dia 9 de março. A decisão foi aprovada durante sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni) e contempla o Campus A.C. Simões, em Maceió, e as Unidades de Ensino em Penedo, Palmeira dos Índios e Viçosa. A data atende aos prazos de análise e divulgação de resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão previstas para sair até o início de janeiro. Com isso, os candidatos poderão se inscrever no Sisu entre os dias 19 e 24 de janeiro com resultado divulgado no dia 26. Então, haverá uma primeira e única chamada com matrículas a serem realizadas de 30 de janeiro a 3 de fevereiro.

“No âmbito local, a data também atende aos serviços efetuados pela Copeve com as listas dos estudantes que serão convocados, a seleção dos cotistas – este ano, a Ufal trabalhará com um total de 40% – e nós ficamos satisfeitos com a decisão, pois o processo realizado pelo pessoal da Copeve traz uma grande segurança e tranquilidade para a nossa Universidade”, explicou Amauri Barros.

O pró-reitor reforçou que também haverá uma lista de espera, cuja previsão de publicação para inscrição dos nomeados é dia 26 de janeiro. “E a divulgação dos classificados nessa lista deve sair em 13 de fevereiro, com matrícula prevista para a última semana do mês. Muito em breve, a Copeve divulgará os editais com todas essas informações mais detalhadas, além de concorrências do Sisu e realização de matrículas”, avisou.

Os veteranos, por sua vez, devem ficar atentos aos prazos de matrícula. Será entre os dias 2 e 7 de fevereiro, voltada aos alunos do fluxo padrão; de 8 a 13, para quem estiver no fluxo individual. Já o período de reajuste de matrícula será entre os dias 23 e 27 de fevereiro, efetuado diretamente nas coordenações dos cursos.

Arapiraca, Delmiro e Santana

Os calendários acadêmicos dos campi Arapiraca e do Sertão (tanto a sede em Delmiro Gouveia quanto a Unidade de Santana do Ipanema) terão início no dia 23 de março. A matrícula dos alunos em fluxo padrão deve ser feita de 12 a 16 daquele mês e os alunos em fluxo individual têm a semana seguinte, de 17 a 21, para se matricularem. Já o período de reajuste será entre os dias 23 e 27 também de março.

“Assim como nas outras unidades, em Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, as datas também foram pactuadas com apoio total da direção geral dos campi e com o CRCA [Departamento de Registro e Controle Acadêmico] de ambas as unidades e agora só fizemos confirmar”, revelou Amauri Barros.

Em Maceió e nas demais unidades de ensino do interior, o ano letivo de 2015 se encerra no dia 24 de dezembro, contemplando o ano civil e sem atrasos decorrentes do período da última greve ocorrida em 2012.

Confira aqui o calendário completo para o ano de 2015.

Novo edital para o Sisu

Na última terça-feira (23), a vice-reitora Rachel Rocha se reuniu com representantes da Copeve, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e da Procuradoria Federal para discutirem o novo formato do edital da Ufal para o Sisu a ser divulgado em breve. Na ocasião, foram divulgadas duas principais novidades do Sisu em 2015.

“A primeira, como já dito acima, é a existência de uma única chamada definida pelo Ministério da Educação e, logo em seguida, passaremos direto para a Lista de Espera que é gerenciada pela Ufal. A outra boa novidade é a utilização do CadÚnico, de forma complementar ou exclusiva, para a comprovação de renda dos candidatos cotistas”, explicou Amauri Barros.