Quinta Sinfônica apresenta Concertino para Violino e Orquestra de Câmara

Será nesta quinta, 27, às 20h, no Teatro Deodoro; entrada é franca

24/11/2014 12h06 - Atualizado em 24/11/2014 às 12h11
Quinta Sinfônica apresenta Concertino para Violino e Orquestra de Câmara

Quinta Sinfônica apresenta Concertino para Violino e Orquestra de Câmara

Deriky Pereira e Natália Oliveira – estudantes de Jornalismo 

Nesta quinta-feira, 27, os alagoanos terão a oportunidade de apreciar o talento da Orquestra da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) durante mais uma apresentação do projeto Quinta Sinfônica. Nesta edição, a Orquestra Sinfônica Universitária, em formação de câmara, executa o Concertino para Violino e Orquestra de Câmara, solado pelo violinista Thiago Herculano e sob a condução do maestro Fellipe Teixeira. 

Seguindo com o propósito de abrir espaço para novos grupos musicais e formações camerísticas que proporcionem uma apresentação diferenciada em relação à câmara, o Quinta Sinfônica traz a obra composta por César Guerra Peixe em 1972, dedicada à Orquestra Armorial de Câmara de Pernambuco e ao seu maestro Cussy de Almeida, apresentando características regionais nordestinas até estruturas e sonoridades contemporâneas à época. 

Após a execução do Concertino para Violino e Orquestra de Câmara, todos os integrantes da Orquestra Sinfônica sobem ao palco para tocar duas peças, acompanhados pela flautista Chaledesá Queiroz e pelo violinista Thiago Herculano. A primeira é Panave Op.50, do compositor francês Gabriel Faurè, seguida pela obra Romance em Fá maior op.50 para violino e orquestra, de Beethoven. Encerrando o concerto, o pianista Manoel Vieira Júnior acompanha a Orquestra na apresentação do Concerto para piano e orquestra em formas brasileiras op. 105, nº2, do compositor Heckel Tavares. 

Quem quiser acompanhar a apresentação deve ficar atento: os ingressos para o concerto são gratuitos e podem ser retirados a partir das 14h do dia 27, na bilheteria do Teatro Deodoro, local em que será realizada a apresentação logo mais a noite, a partir das 20h. 

Sobre o Quinta Sinfônica 

O projeto Quinta Sinfônica é fruto da parceria entre a Ufal, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). Realizado na última quinta-feira de cada mês, com entrada gratuita no Teatro Deodoro, o projeto busca estimular o apreço pela música clássica com formação de novos públicos e a criação de espaço para essa expressão.