Professor lança livro sobre a Economia Politica alagoana

Obra analisa cenário econômico local e estabelece relações com a dinâmica regional

13/11/2014 19h13

Myllena Diniz - estudante de Jornalismo

Nesta quinta-feira, 13, o professor Fábio Guedes, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), lança o livro Ensaios sobre o Subdesenvolvimento e a Economia Política Contemporânea, às 19h, no restaurante Bodega do Sertão. A obra, publicada pela editora Hucitec, analisa o comportamento da economia nordestina e demonstra que os investimentos na região ultrapassam a esfera do Bolsa Família.

Segundo o autor, os elevados investimentos em indústrias e infraestrutura, bem como  a expansão da fronteira agrícola e o crescimento dos padrões de renda, dinamizam as atividades de comércio e serviços. O panorama também inclui o setor da construção civil, considerado um dos fatores para a mudança da "face" de várias cidades e de ampliação do mercado de trabalho para a mão de obra menos qualificada.

Ainda assim, o livro Ensaios sobre o Subdesenvolvimento e a Economia Política Contemporânea aponta para um contraste no cenário alagoano. De acordo com o professor Fábio Guedes, um dos únicos estados nordestinos a não aproveitar plenamente o momento de crescimento econômico da região foi Alagoas.

"A Economia local continua com problemas na industrialização e com um setor agrícola sem o mesmo ritmo de expansão verificado em outras partes do Nordeste. A 'Terra dos Marechais' cresceu, mas num ritmo bem aquém da média nordestina, perdendo espaço no ranking de criação de riqueza na região", ressaltou o docente.

Na segunda parte do livro, o autor também aborda a conjuntura e a dinâmica da Economia brasileira, com análises críticas que ajudam a desmistificar fundamentos baseados no senso comum.