Professor Hilário Alencar é homenageado pela Sociedade Brasileira de Matemática

Matemático alagoano é referência na evolução e crescimento da ciência no país

07/11/2014 15h02 - Atualizado em 10/11/2014 às 10h46
O matemático alagoano Hilário Alencar homenageado pela SBM

O matemático alagoano Hilário Alencar homenageado pela SBM

Diana Monteiro - jornalista 

Um dos pontos altos da 7ª Bienal de Matemática realizada em Maceió, foi a homenagem feita pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), ao professor do Instituto de Matemática(IM) da Universidade Federal de Alagoas Hilário Alencar. A bienal é considerada o maior evento científico de matemática do país, disponibilizando mais de 150 atividades aos cerca de 1,5 mil participantes, entre pesquisadores, professores e alunos de instituições de todas as regiões do Brasil. 

Durante a homenagem na noite de terça-feira (4), foram destacadas a competência, obstinação, a objetividade na condução do trabalho, como também o estímulo dado pelo matemático alagoano para o crescimento e evolução da ciência Matemática. “Hilário Alencar é das poucas pessoas da comunidade científica que pensa grande. Sua objetividade e determinação impulsionaram as ações do Programa de Mestrado Profissional em Matemática,(Profmat),”, frisou o presidente da SBM Marcelo Viana. 

Atualmente, o professor Hilário está na coordenação nacional do Profmat, também tema de discussão na 7ª Bienal, tido como o maior programa de pós-graduação do Brasil. O mestrado é desenvolvido em rede nacional com a participação de cinquenta e nove universidades e noventa campi, agregando mais de 5 mil alunos. 

A professora Walcir Santos reforçou a importância do pesquisador alagoano para o crescimento da pesquisa e pós-graduação para a formação de recursos humanos qualificados na área. “ Sua atuação generosa para o crescimento da ciência Matemática também tem proporcionado o crescimento de outras pessoas, principalmente estimulado jovens que abraçam carreira nessa área. E é inegável o trabalho que desempenha para a consolidação das ações na pesquisa e pós-graduação”, afirmou Walcir, que é diretora do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Os professores José Carlos de Almeida e Krerley Oliveira, diretor e vice-diretor do Instituto de Matemática da Ufal e integrantes dos comitês científico e organizador da bienal, representaram na solenidade a comunidade acadêmica da unidade. 

Ao longo se sua trajetória como professor e pesquisador, Hilário tem um trabalho dinâmico e fortaleceu o programa de iniciação científica da Ufal não só quantitativamente, mas principalmente qualitativamente. O Instituto de Matemática agradece sua dedicação pela contínua e competente contribuição e consequente projeção da Universidade Federal de Alagoas”, afirmaram os diretores. O reitor Eurico Lôbo foi representado pelo pró-reitor Amauri Barros, também docente do IM . 

O professor Hilário Alencar é uma referência nacional e internacional da ciência Matemática. O seu relevante e dinâmico trabalho científico para a evolução dessa área rende ao matemático alagoano premiações e destaque: é membro da Academia de Ciências e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento ; recebeu da presidência da República a Ordem do Mérito de Comendador e também a Ordem do Mérito Grã-Cruz, que significa a maior honraria da ciência e tecnologia. 

Ao agradecer a homenagem em sua terra natal, o professor Hilário Alencar destacou que em sua trajetória profissional teve muita sorte. “Para a minha formação profissional tive muita sorte na vida porque tive o privilégio de encontrar em meu caminho as pessoas certas para o meu crescimento. No âmbito da Ufal, ao ocupar a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós - Graduação (Propep), contei com total apoio do então reitor Rogério Pinheiro para o desempenho do trabalho. O mesmo apoio recebi como vice- presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Por isso digo que sorte é você encontrar em seu caminhar com as pessoas certas”, reforçou.