Núcleo de Desenvolvimento Infantil promove dia na praia e leva alunos a aprenderem brincando

Crianças visitaram praia de Paripueira

19/11/2014 13h05 - Atualizado em 19/11/2014 às 16h02
Turma de crianças na Praia de Paripueira

Turma de crianças na Praia de Paripueira

Jacqueline Freire - jornalista colaboradora

Os alunos do 1º e 2º período do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Alagoas tiveram um dia diferente na última quarta (12). As crianças de 4 e 5 anos foram levadas para a praia de Paripueira numa atividade organizada pelas professoras Jalma Lúcia, Mônica Lira e Edvânia Benvenuto. Auxiliares de sala, bolsistas, secretaria, nutrição e familiares dos alunos acompanharam o dia e se dividiram para cuidar da segurança e organização. 

Munidos de lanche, água, roupas de banho, protetor solar, guarda-sol, baldinhos de praia, bastante alegria e empolgação, as turminhas saíram pela manhã e montaram acampamento para um momento de diversão e interação. Segundo a coordenadora pedagógica do NDI, Carolina Nozella, a ideia do passeio na praia faz com que as crianças enriqueçam a convivência em grupo, o desenvolvimento da confiança, autonomia, responsabilidade, respeito ao bem comum, ao meio ambiente, às singularidades das crianças e à ordem democrática. 

Tivemos crianças, por exemplo, que optaram por permanecer a maior parte do tempo mais próxima à areia, incentivamos que experimentasse a brincadeira com os amigos, que enfrentasse seus medos, mas respeitamos seu momento. Além disto, foi possível explorar o cuidado que era preciso ter consigo mesmo e com os colegas, que algumas brincadeiras não agradavam o amigo, que há tempo para brincar, para se alimentar, se proteger e para ir embora. Mostramos que é necessário recolher o lixo ao realizarmos o lanche, zelar pelo ambiente”, conta. 

Para a turma do 1º Período, o passeio integrou as atividades do Projeto Fundo do Mar, desenvolvido no segundo semestre deste ano. Já para o 2º Período o projeto Praia com os amigos marcou a despedida das crianças do NDI, pois é último ano delas no núcleo. 

Projetos envolvem aprendizado e diversão

O projeto Fundo do Mar usa a temática para trabalhar com as crianças sobre os animais marinhos, sua nomenclatura, as partes de alguns deles, bem como cantigas e histórias que fazem menção ao tema. Já o Praia com os amigos fala da ida à praia, direcionando as crianças do 2º Período, a um passeio que integra toda a turma com brincadeiras que vem sendo realizadas ao longo no ano (pula corda, queimado, cabo de guerra, empinar pipa, brincadeira no mar e na areia, entre outras). Além disso, o grupo se despede esse ano dos amigos do NDI. 

Um ano movimentado 

Durante todo o ano foram planejadas atividades para as turminhas. As crianças de Maternal II visitaram o Cinturão Verde da Braskem, onde tiveram contato com a fauna e a flora da região. A atividade foi realizada pelas professoras Charllane Assis e Sandra Regina. Outras atividades foram realizadas no interior do Campus A.C. Simões, em Maceió, como participação na Terça Cultural com os Contadores de Histórias do Biblioencanta promovida pela Proex; Sessão de cinema na reitoria; Brincadeira com pipas (campo próximo ao Bosque em Defesa da Vida); entre outras pequenas saídas para explorar a natureza, o campus, coletar sementes, flores, folhas. 

Ainda este ano, o NDI tem programada uma visita, prevista para o início de dezembro, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Casa do Patrimônio, situado no bairro de Jaraguá. “Lá as crianças poderão conhecer mais sobre a cultura artística popular alagoana e nordestina através da exposição A invenção da Terra, do acervo de Tania de Maya Pedrosa. A atividade está sendo organizada pelas professoras Adriana Vieira e Mônica Lira com as turmas de 1º Período (4 anos)”, explica a coordenadora.